Bolsonaro continua em queda e chega a 52% de rejeição

Pedro Ribeiro

bolsonaro, jair bolsonaro, guaratinguetá, máscara, globo, covid, covid-19, coronavírus

Pesquisa XP divulgada nesta quinta-feira mostra que o presidente Jair Bolsonaro teve piora de avaliação junto ao eleitorado e passou a acumular tendência negativa em nove meses em seus índices de apoio.

O levantamento, realizado entre os dias 5 e 7 de julho, aponta que Bolsonaro vive seu pior momento perante a opinião pública. Agora, 52% dos entrevistados classificam a gestão como ruim ou péssima − oscilação ascendente de 2 pontos percentuais em relação a junho. É o maior patamar desde o início do mandato.

A avaliação negativa do governo é a pior desde a posse; vem aumentando nas últimas 11 rodadas e atingiu 52% dos entrevistados que apontam a administração como ruim ou péssima. Em outubro, eram 31%. Os que consideram o governo bom ou ótimo caíram de 39% a 25%.

De acordo com a XP/Ipespe, foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, nos dias 5, 6 e 7 de julho. O instituto afirma que a margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais, mas não informou qual o índice de confiança correspondente à margem.

Sobre um pedido de Impeachment do presidente, os favoráveis subiram de 46% a 49% da população. Os contrários eram 47% e hoje são 45%.

Em relação ao cenário eleitoral, o ex-presidente Lula vem crescendo em relação aos demais potenciais oponentes. Faltando quinze meses até as eleições presidenciais, Lula atingiu 38% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="774547" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]