Brasil tem jeito para 90% da população, segundo Datafolha

Redação


Aos trancos e barrancos, no meio do furacão da pandemia, com CPI no Senado, crises sanitária, política e econômica, ainda há um naco de esperança.

Segundo o instituto Datafolha, 70% dos entrevistados dizem ter mais orgulho do que vergonha do Brasil, ante 26% que afirmaram o oposto. Não soube responder 1%, e outros 2% deram outras respostas.

O Datafolha também questionou se o Brasil tem ou não tem jeito. Afirmaram que sim 90% dos entrevistados, e 8% disseram que o país não tem jeito. Disseram que depende 2% dos entrevistados.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu presencialmente 2.071 pessoas de todo o país nos dias 11 e 12 deste mês. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Na série histórica das pesquisas do Datafolha, os números dessa rodada nesses dois questionamentos não destoam muito de resultados aferidos anteriormente, mesmo diante do grave contexto de dificuldades do país neste ano e das centenas de milhares de mortes provocadas pela pandemia da Covid.

Em relação aos sentimentos sobre o país, o piso histórico do grupo que diz sentir mais orgulho do que vergonha ocorreu em junho de 2017.

Naquela época, o país vivia outra grave crise política causada por delações premiadas que atingiram duramente o então presidente Michel Temer. Ele chegou a ter o cargo ameaçado e venceu votações na Câmara que poderiam até tirá-lo do posto.

Na ocasião, apenas 50% dos brasileiros disseram ter mais orgulho do que vergonha, ante 47% do bloco oposto. As respostas mais positivas voltaram a subir ao longo de 2018 e 2019.

Na pesquisa anterior sobre o tema, em maio de 2020, a taxa estava em 67%. Antes da pandemia do novo coronavírus, no fim de 2019, o índice era de 76%.

No histórico do instituto, o número mais alto aferido foi registrado em novembro de 2010, com 89%. Naquele ano, o Brasil registrou o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste século, com 7,5%. (Fonte: Instituto Datafolha)

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="765531" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]