Brasil vai vacinar todos os grupos prioritários até Julho, garante Barros

Pedro Ribeiro


O líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP/PR), afirmou, neste sábado (20), que até Julho devem ser vacinados os 77 milhões de brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários. Barros destacou que a imunização está acelerando e que o Brasil já é o quinto país que mais vacinou pessoas no mundo.

“O objetivo agora é agilizar a vacinação e ampliar a estrutura de atendimento à população. É o que o Governo está priorizando e o ministro, Marcelo Queiroga, que assumirá provavelmente na terça-feira, vai colocar como prioridade na sua ação de imediato no ministério”, disse em entrevista à rádio BandNews.

O deputado explicou que o Governo Federal contratou cerca de 500 milhões de doses de vacinas de vários laboratórios, porém a capacidade de produção não está atendendo a demanda mundial pelos imunizantes.

“O governo tem contratos e espera que essas entregas sejam cumpridas. As vacinas, por exemplo, compradas da Organização Mundial da Saúde, da Covax Facility, que viriam as vacinas AstraZeneca, da Coréia do Sul, estão atrasadas. Não chegaram no prazo combinado. Então, nós temos que entender que o mundo inteiro está querendo a mesma coisa, ao mesmo tempo”.

NOVA CEPA

O ex-ministro da Saúde também alertou para a importância das pessoas de procurarem atendimento de saúde nos primeiros sintomas. Segundo ele, o início rápido do tratamento evita o agravamento da doença e a pressão por leitos e UTI´s.

“O objetivo do Governo é atender a todos. A pessoa quando tem sintomas tem que ir imediatamente procurar atendimento e iniciar o tratamento, porque não dá para esperar ter falta de ar. Quem tem falta de ar já tem muita parte do pulmão comprometido, e depois vai agravar, vai internar, vai intubar”, frisou.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="752590" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]