BRDE sinaliza com apoio para o desenvolvimento de Morretes

Pedro Ribeiro


 

Com 15 mil habitantes e uma economia fortalecida pelo turismo – hotelaria e gastronomia – e agricultura familiar, Morretes começa a viver uma nova fase de crescimento com apoio de instituições ligadas ao fomento e desenvolvimento sustentável. Com mapa nas mãos, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipsky, voltou os olhos para o município disposto a financiar projetos e obras à terceira cidade que mais recebe turistas do Paraná, ficando atrás apenas de Foz do Iguaçu e Curitiba.

Lipsky disse ao prefeito Brindaroli Junior que o banco tem recursos financeiros e pode participar da retomada de crescimento e desenvolvimento desse importante município do litoral paranaense. “A princípio, pelos estudos e projetos, há possibilidade de melhorar as estradas rurais com a colocação de pedras irregulares para facilitar a vida dos agricultores no transporte da produção do campo para a cidade e aos grandes centros”. Com uma produção de hostis forte, Morretes se destaca também na plantação e exportação de gengibre e açafrão, além de banana.

O presidente regional do BRDE assumirá, em novembro, a presidência do banco nos três estados do Sul. “Vamos transformar o BRDE na maior instituição de fomento ao desenvolvimento do país”, afirmou Lipsky.

Brindaroli Junior, que acaba de liquidar uma dívida herdada de R$ 8 milhões, disse que existem vários projetos em parceria para o município. Uma das maiores necessidades, no momento, é conseguir apoio para a construção de uma nova ponte ao lado da centenária ponte de ferro que sobrepõe o rio Nhundiaquara, no Porto de Cima. “Precisamos melhorar o tráfego de veículos para receber os turistas”, observou.

O prefeito, ao lado do assessor parlamentar para assuntos do litoral, do Governo do Estado, Neto Gnatta, informou que já tem recursos para pagar o décimo terceiro da folha de pagamento do funcionalismo e para a compra de quatro novos ônibus para o transporte escolar. “Estamos recebendo forte apoio dos deputados que transitam pelo nosso município e, agora, com o BRDE, poderemos avançar ainda mais em nossas ideias e projetos para nossa cidade”, disse.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="792246" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]