Pré-candidata do Novo quer fiscalizar as contas públicas com perfil técnico e empatia

Pedro Ribeiro


Pré-candidata do NOVO à Câmara dos Vereadores deixou a iniciativa privada para inspirar os eleitores com a perspectiva de mudança

Em um país cansado de escândalos de corrupção e má gestão pública, um novo perfil de políticos é uma mudança esperada, promissora e otimista. É nesse contexto que a administradora e contabilista Indiara Barbosa, 37 anos, se lançou na política em 2018 para concorrer pela primeira vez a um cargo eletivo já deixando uma marca expressiva: foi a candidata a deputada federal mais votada do Partido NOVO, com quase 31 mil votos em todo o estado. A eleição só não se viabilizou por causa do coeficiente eleitoral.

Executiva de uma multinacional de auditoria e consultoria contábil, a paranaense se debruça agora sobre seu plano de ação para a Câmara dos Vereadores de Curitiba, cargo ao qual concorrerá nas Eleições Municipais de novembro. “Precisamos de políticos melhores o quanto antes, em todas as esferas. Não quisemos perder tudo o que já construímos nas eleições de 2018. Pretendo começar o quanto antes”, afirma ela sobre a decisão de concorrer nas Eleições Municipais.

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ciências Contábeis pela SPEI e com MBA em Gestão Estratégica (ISAE FGV-PR) e CFO pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PR) e Universidade Positivo, Indiara Barbosa tem se preparado para trocar a iniciativa privada pela gestão pública.

Além de passar pelo extenso e exigente processo de admissão do Partido NOVO, em 2019 voltou às salas de aula como aluna do RenovaBR, a maior escola de democracia do país para novas lideranças, nas modalidades Cidades (2019) e Legislativo (2020). É integrante da RAPS – Rede de Ação Política e Sustentabilidade e do MEXX – Mulheres Executivas e da organização Mulheres do Brasil desde 2018. Além disso, fundou o Instituto de Formação de Líderes (IFL). “Entendo que a minha formação e experiência podem ser úteis na política. Posso contribuir mais como vereadora do que na iniciativa privada”, diz a pré-candidata.

Recentemente, Indiara foi destaque em reportagem da Agência Folha sobre o projeto de mentoria para pré-candidatas da RAPS, organização que trabalha na formação de pessoas com mandato ou que querem entrar para a política.

Na Câmara dos Vereadores, Indiara pretende encampar uma das principais funções do legislativo: a fiscalização das contas públicas. Tendo como base sua sólida formação, a experiência com auditorias e os princípios construídos ao longo de uma carreira como executiva, suas principais bandeiras de campanha são Fiscalização, Educação, Empreendedorismo e Inovação. “Corrupção, má gestão e inchaço na máquina pública são problemas crônicos dos municípios. Se fizermos um trabalho de fiscalização bem feito conseguimos combater esses três problemas”, explica a política.
Para efetivar suas propostas, Indiara pretende criar um sistema de gabinete itinerante, ouvindo os cidadãos, suas demandas e criando auditorias setorizadas e periódicas nos diversos setores assistidos pelo município. “Pretendo trabalhar por Curitiba. A ideia é fazer distribuição de emendas mais técnicas com análise de áreas que precisam mais e quais os projetos estruturados para receber os recursos”, antecipa.

No âmbito do empreendedorismo, responsável por cerca de 80% das vagas de empregos, a meta é diminuir a carga burocrática para pequenas e médias empresas, trazendo para o âmbito municipal a Lei de Liberdade Econômica, já aprovada como MP. “Quanto mais fácil for abrir uma empresa, maiores são os incentivos para formalizar as que estão na informalidade. Consequentemente, maior arrecadação de impostos e mais impostos”, justifica.

Com seu perfil técnico, integridade e movida por um grande senso de responsabilidade e empatia Indiara Barbosa pretende inspirar os eleitores com a perspectiva de mudança. O êxito na disputa nas urnas em 2018 foi o primeiro passo de uma longa caminhada de representatividade feminina e compromisso com a nova política.

Sobre Indiara Barbosa

Nascida em Umuarama (PR), no ano de 1983, é mãe do Luigi, 7 anos, e madrasta da Eliane, 19. Formada em Administração e Ciências Contábeis, é auditora contábil, trabalhou por 13 anos em uma empresa multinacional de auditoria e chegou ao cargo de gerente sênior. Trocou a carreira na iniciativa privada para trabalhar na fiscalização das contas públicas. É pré-candidata a vereadora em Curitiba pelo Partido NOVO.

Sobre o Partido NOVO
O NOVO é um partido fundado por cidadãos ficha-limpa, que nunca haviam se envolvido com política e resolveram sair da indignação para a ação. O grupo percebeu que a política é o caminho para mudar o Brasil. E este caminho deve ser percorrido por gente qualificada e íntegra, através de uma instituição com princípios, valores e visão de longo prazo. Só assim é possível mudar o modelo de Estado e construir um NOVO Brasil, com mais oportunidades e menos privilégios.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal