Congresso Nacional loteado para a bandidagem

Pedro Ribeiro


São 166 deputados federais eleitos e 28 senadores. Todos com o dinheiro carimbado da JBS. Isso significa que a empresa ajudou a eleger um em cada três dos integrantes da Câmara e do Senado, sendo a principal financiadora privada de candidatos na eleição de 2014. Quer dizer: literalmente manda no Congresso Nacional.

Têm deputados paranaenses, que foram beneficiados pelo dinheiro maldito da JBS com as pulgas atrás das orelhas e de olho na mídia. A qualquer momento surge seu nome como beneficiário deste esquema que engessou o Congresso Nacional. É claro, seus advogados já estão com as defesas prontas: …”nunca peguei dinheiro dessa empresa…”.

A safadeza institucional não está enraizada apenas no Congresso Nacional, mas, segundo reportagem do Estado, o grupo dos irmãos Joesley e Wesley Batista fazia lobby no Executivo e também em governos estaduais para obter vantagens e ganhar mercado.

Segundo levantamento do Estadão, com base na lista apresentada na delação, o o PP é o partido campeão de deputados eleitos conectados ao grupo empresarial: 27. Isso equivale a sete em cada dez eleitos. Em 2014, a legenda conquistou 38 vagas na Câmara. Em segundo lugar aparece o PT, com 20 financiados. O partido é seguido de perto pelo PR (19) e pelo PMDB (17).pedro.ribeiro

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal