Delazari pode ser o vice de Osmar Dias, que fecharia chapa com o professor Oriovisto para o Senado

Pedro Ribeiro


O candidato ao Governo do Estado, Osmar Dias (PDT), está prestes a promover uma grande reviravolta na campanha ao Palácio Iguaçu, quando deverá anunciar o nome do advogado, com experiência na área política e segurança pública, Luiz Fernando Delazari para compor sua chapa como vice-governador. A notícia, embora ainda não confirmada, já causou tremores no Palácio Iguaçu e no comitê de Ratinho Junior.

Ao chamar Delazari, o Lulinha, Osmar Dias selaria acordo com o candidato à reeleição ao senado, Roberto Requião e fecharia a chapa com o professor Oriovisto Guimarães ao Senado. Delazari foi promotor de justiça, secretário de Segurança Pública e é amigo do juiz federal, Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato que vem fazendo um expurgo na corrupção no Brasil.

Convenção do Podemos

O Podemos realiza convenção no dia quatro de agosto, a partir das 9 horas, na sede do Paraná Clube, na Avenida Kennedy, em Curitiba. Convenção marca o lançamento da candidatura do Senador Álvaro Dias à Presidência da República e Osmar Dias ao Governo do Estado.

E agora, professor?

Professor Oriovisto Guimarães não quer candidatura solo ao Senado e espera a convenção do Podemos e PDT. Correto. Terá, como candidato ao Governo do Estado, o ex-senador Osmar Dias (IPDT), irmão de seu amigo pessoal, o senador Álvaro Dias. Fica uma pergunta: se Osmar fechar com Requião, o professor caminhará junto?

Marvadeza

A maldade campeia. Nos bastidores das campanhas ao Governo do Estado, os linguarudos de plantão dizem que a candidata à reeleição ao Governo do Estado, Cida Borghetti, mudou o local da convenção. Seria no Paraná Clube, mesmo local onde o Ratinho Júnior fez seu show e que, segundo os mesmos, teria colocado quatro mil pessoas. Cida teria ficado com medo de não conseguir lotar o local e teria sido aconselhada a fazer no Espaço Torres, que tem a metade da capacidade.

Na boléia

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promove nesta semana ações educativas para reforçar a responsabilidade dos condutores para a segurança e o cuidado com a vida. As atividades acontecem em função do Dia do Motorista, comemorado nesta quarta-feira (25), e do Dia do Motociclista, na sexta-feira (27). De acordo com o diretor-geral do Detran Paraná, Marcello Alvarega Panizzi, no Paraná há cerca de 5 milhões de pessoas habilitadas para uma frota com mais de 7 milhões de veículos.

Cara de pau

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse a uma rádio do Maranhão que Lula só será solto se ele for eleito.’Só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder e organizar a carga. Botar juiz para voltar para a caixinha dele, botar o Ministério Público para voltar para a caixinha dele e restaurar a autoridade do poder político’, disse Ciro. (Estadão).

Reforço na segurança

Foram empossados nesta terça-feira (24) 170 servidores para atuar nas 18 unidades do Instituto Médico Legal (IML) e no Instituto de Criminalística do Paraná. A posse dos profissionais, que passaram em concurso público homologado em 2017, foi feita durante a quinta reunião de integração das Forças de Segurança do Estado, que aconteceu na nova sede do IML de Curitiba e contou com a presença da governadora Cida Borghetti.

Justiça tarifária

Em Cascavel, durante encontro sobre concessão de rodovias, a governadora Cida Borghetti disse que pretende iniciar os processos licitatórios das novas concessões em 2020 para que, em 2021, as vencedoras possam assumir as concessões. “Estamos começando a definir, junto com a sociedade, um novo modelo de concessão, que alie mais obras e tarifas mais justas. Queremos saber o que cada região precisa, quanto quer pagar e quais são as obras necessárias para cada uma”, disse.

Falta de chuva

Luz amarela no campo. O clima seco que persiste sobre o Paraná já reduziu a safra de grãos em pelo menos 14% este ano, comparado com o mesmo período do ano passado. São quase seis milhões de toneladas a menos que estão deixando de ser colhidas, principalmente feijão, milho da segunda safra e trigo. A situação de falta de chuvas se agravou desde meados de junho, prejudicando as principais culturas que estão em campo. Só o milho da segunda safra aponta para uma quebra de 30%. A redução na oferta dos grãos já está impactando nos preços de comercialização.

Castramóvel

Em breve, as famílias de baixa renda de Paranaguá e Guaratuba, no Litoral do Paraná, passarão a contar com os serviços do Castramóvel, veículo que oferece gratuitamente a castração de cães e gatos. As prefeituras municipais adquiriam o equipamento, que está sendo disponibilizado devido à aprovação de emenda do deputado federal Osmar Bertoldi.

Tutelares

Conselhos Tutelares de 20 municípios paranaenses receberão o “Kit Conselho”, destinado ao fortalecimento da estrutura com vistas a ampliar e melhorar o atendimento. Trata-se de um bebedouro, refrigerador, computador, impressora e automóvel com tração para cada unidade, totalizando R$ 2,3 milhões. Os Conselhos Tutelares são órgãos municipais permanentes e autônomos e têm a responsabilidade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="539263" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]