Deputado Romanelli destaca Programa de Apoio às Vocações Regionais

Pedro Ribeiro


 

O deputado Luiz Cláudio Romanelli destacou, nesta segunda-feira, o Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) do Paraná para incentivar as cadeias de valor e abrir mercados a produtos típicos paranaenses, produzidos de forma sustentável e de maneira tradicional.

Até o momento, 25 instituições serão parceiras, incluindo órgãos e secretarias estaduais, prefeituras, entidades da sociedade civil e startups.

O programa, lançado pelo governador Ratinho Junior, começa pelo Litoral (Antonina, Morretes e Guaraqueçaba) e vai trabalhar os conceitos de turismo de natureza e de base comunitária, além dos produtos regionais, como a banana, mandioca e açaí de juçara.

Ao mesmo tempo, o programa beneficia também São José dos Pinhais, (Região Metropolitana de Curitiba) atuando na transição da agricultura convencional para negócios sustentáveis na região da bacia do Miringuava, onde a Sanepar está construído uma nova barragem de captação de água.

O Programa de Apoio às Vocações Regionais é baseado em experiências já implantadas na Alemanha e no Japão, países que utilizam a metodologia de valorizar produções em pequenas regiões, atendendo as demandas dos grandes centros.

“O Paraná tem grandes exemplos de produtos tradicionais, como a produção de mel, de poncã, que muitas vezes não são valorizados economicamente, mas são fundamentais para aquela região e para as famílias produtoras”, afirmou o vice-governador Darci Piana, que participou do lançamento.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="783676" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]