Deputados se mobilizam contra reajuste de 15,99% na conta da luz

Pedro Ribeiro

alep aprova empréstimo 1,6 bilhão

Foto: Rodrigo Felix Leal

Nereu Moura, Ney Leprevost e Ratinho Junior tentarão pressionar o executivo estadual para reverter o reajuste que supera os índices inflacionários.

 

Embora não seja a responsável, ou a mãe da criança, a governadora Cida Borghetti e seu líder na Assembleia Legislativa, Pedro Lupion, terão uma segunda-feira turbulenta na casa de leis. Três deputados: Ratinho Junior, Nereu Moura e Ney Leprevost, prometem uma força-tarefa, com as lideranças dos partidos MDB, PSD e PSC, para pressionar contra o reajuste da tarifa de luz da Copel, de 15,99%, que entrará em vigor neste domingo. Para lembrar, a autorização do reajuste é da Agência Nacional que regula o setor energético no país. Portanto, não é de responsabilidade do Governo do Estado.

Leprevost encaminhará requerimento à Copel e ao governo estadual para não aumentar o valor da tarifa da energia elétrica. “É muito difícil, mas vamos tentar barrar este aumento da tarifa de energia da Copel, pois na maioria das residências o gasto com energia pesa muito no orçamento doméstico”, disse Ney.

Para Nereu Moura, o reajuste médio (residencial e industrial) será de 15,99%  e a alta ficará muito acima da inflação do ano que passou, de 2,86% (IPCA). “As pessoas não estão aguentando mais.  A gestão estadual, sem dó e nem piedade, tem se dedicado a aumentar abusivamente tarifas e impostos, dificultando sobremaneira a vida da população; lamentável”, dispara o parlamentar.

De 2011 a 2018, a conta de luz no Paraná subiu assustadores 191,08%. O IPCA no período foi de 59,53% – diferença de 131,55% . “O Paraná é o estado que mais produz energia elétrica no Brasil, não há justificativa para majoração de quase 200%”, afirma. Na opinião de Nereu Moura, o próprio Ministério Público deveria se pronunciar para impedir a alta. “A energia elétrica é um insumo indispensável à vida humana, razão pela qual o governo não poderia cometer abusos contra a economia popular”.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="531947" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]