Desafios da administração pública levam especialistas ao debate

Pedro Ribeiro


“O Admirável Mundo Novo da Administração Pública: desafios para o Século XXI”. Este é o tema do Congresso Paranaense de Direito Administrativo que começa nesta segunda-feira e discute os desafios da Administração Pública e o papel dos gestores públicos na contemporaneidade. O evento é realizado no formato 100% on-line, com transmissão ao vivo e prossegue até sexta-feira, dia 18 de dezembro.

O Congresso abre as discussões com a conferência “Inteligência artificial, serviços públicos digitais e o admirável mundo novo da Administração Pública”, apresentada pelo homenageado da edição 2020 do evento, professor titular de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Juarez Freitas.

De acordo com o presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo, Edgar Guimarães, o Congresso tem como propostas apontar possíveis soluções para problemas vividos pela Administração Pública e contribuir efetivamente para o aperfeiçoamento do sistema administrativo brasileiro nas esferas federal, estadual e municipal.

O conteúdo da programação, composta por 10 painéis de debates, um painel de conferência e uma sala de bate-papo, apresenta menu de palestras envolvendo abordagens de excelência, que contribuirão para aprofundar o conhecimento jurídico dos participantes, além de colocar à mesa de debates assuntos emergentes, no intuito de fazer valer, na prática, os fundamentos constitucionais democráticos e a cidadania na sua concepção mais ampla e inclusiva.

Os palestrantes e debatedores são profissionais de destaque, muitos dos quais responsáveis por obras que são referências para os operadores do Direito, e que aliam solidez de conhecimentos teóricos à necessária experiência no trato com a Administração Pública e o Direito Administrativo.
O Congresso encerra-se com um bate-papo sobre a “Reforma Administrativa: novos paradigmas para a construção de um admirável mundo novo?”, conduzido pelo presidente do IPDA, Edgar Guimarães, e com a participação dos convidados Irene Nohara e Romeu Felipe Bacellar Filho.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal