Dia do Entregador será comemorado no Paraná em 16 de março

Pedro Ribeiro


Projeto de lei de autoria dos deputados Alexandre Amaro (Republicanos), e do deputado Rodrigo Estacho (PV), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Paraná, o dia do entregador, vai esta semana para a Casa Civil e aguarda ser sancionado pelo Governador Ratinho Junior.

A intenção do projeto é homenagear esses profissionais que, com o avanço da Covid-19, passaram a desenvolver um papel importante na sociedade através de sua mão de obra.

As entregas por aplicativo em todo o país teve um aumento significativo, principalmente depois da chegada do novo Coronavírus. .A data a ser escolhida como o “Dia do Entregador”, será dia 16 de março de cada ano em lembrança à paralisação de muitas atividades no comércio, após o avanço da Pandemia.

Vale lembrar que os entregadores fizeram uma paralisação nacional no último dia primeiro, após uma série de reivindicações por melhores condições de trabalho, remuneração justa durante as entregas, entre outros assuntos relacionados à profissão.

Pesquisa da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (Remir), a partir do projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), revela que mais de 57% dos entregadores afirmaram trabalhar acima de nove horas diárias, a jornada de 78,1 % dos profissionais é de seis a sete dias por semana. Para os eles, o aumento da jornada está relacionado a novas contratações durante a pandemia, provocando a redução de chamadas para as entregas. Dessa forma os entregadores passaram a trabalhar mais horas para manter a remuneração que tinham antigamente.

Para o deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos), é importante valorizar esses profissionais que estão desenvolvendo um papel de grande valia, pois sem eles muitas das pessoas, principalmente os de grupos de riscos, estariam nas ruas o que ocasionaria um aumento maior de casos de Covid em nosso Estado, destaca Amaro.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal