Dinheiro da Lava Jato que seria repassado ao combate à Covid é congelado

Pedro Ribeiro


Era para ser um dinheiro muito bem vindo para o combate à pandemia no país que já vitimou perto de 80 mil pessoas. Mas, a juíza federal substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, suspendeu o repasse de R$ 500 milhões obtidos pela Lava Jato simplesmente em função de questionamentos do governo federal.

A decisão congela a verba até o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir sobre ação apresentada pelo governo federal, que questiona os critérios de direcionamento dos recursos. Os recursos – R$ 500 milhões – foram autorizados pela juíza em junho. A juíza aprovou o repasse com base em recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a priorização das verbas para aquisição de materiais médicos necessários no combate à covid-19.

Infelizmente o dinheiro não chegou aos estados e municípios porque o governo se manifestou perante o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o dinheiro, ou seja, para que ele, o governo, fizesse o que bem entenderia com os recursos.

E agora o dinheiro proveniente da Lava Jato continua parado, congelado, enquanto muitas instituições da área sanitária precisam de recursos para combater a covid-19.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal