Em meio à desgraça, Bolsonaro ironiza e fala em sapo fervido e saques

Pedro Ribeiro


 

No Paraná, a Frente Parlamentar Contra a Covid se reuniu nesta quinta-feira e fez um alerta, afirmando que o Estado passa pelo momento mais difícil da pandemia. “O momento é de alerta máximo”, pontuou o coordenador do colegiado, deputado Michele Caputo (PSDB).

Já o diretor de gestão da Secretaria Estadual da Saúde, Vinícius Filipak, afirmou que o sistema de saúde está no máximo de sua capacidade. “O cenário não poderia estar pior. Digo que estamos diante de uma nova covid. Tem de ser entendido como uma nova doença. A rapidez e a infecção são muito grandes”, alertou

“Temos menos casos, mas eles são muito mais graves. A mortalidade é elevadíssima. Cerca de ¼ das pessoas internadas morreram. Apesar de todos os esforços, estamos chegando a uma mortalidade de 30% esta semana para quem é internado”, afirmou, disse Filipak.

Segundo ele,hoje, 1185 pessoas esperam a internação, sendo 567 na UTI e 618 em leitos clínicos. “Nenhum estado conseguirá aumentar o número de leitos infinitamente”.

Alem do Paraná, Curitiba, também São Paulo está em estado máximo de alerta, com fechamento de escolas e setores não essenciais. Em relação à esta medida, o presidente criticou duramente as restrições impostas por governadores para tentar conter o avanço da covid-19 no País, que classificou como “irresponsabilidades”.

Durante participação virtual em reunião no Senado, nesta quinta-feira, o presidente Bolsonaro citou a possibilidade de invasões a supermercados, fogo em ônibus e greves em função do lockdown.

Bolsonaro comparou o isolamento a um “sapo fervido”, ou seja, depois de aumentada a temperatura, “não sai mais da panela”.

Medidas de isolamento social e restrição ao comércio, porém, têm sido recomendadas por especialistas para conter a transmissão do vírus. Assim como outras regiões do País, São Paulo e Distrito Federal têm visto pressão sobre seus sistemas de saúde e alta de internações pela covid-19.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="750728" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]