Esclarecimentos sobre a vacinação de idosos a partir de 75 anos

Pedro Ribeiro

vacinas covid curitiba vereadires

No olho do furacão da pandemia, a imprensa tem se esforçado para levar aos cidadãos informações corretas, privilegiadas ou não, sobre a pandemia do coronavírus que se alastrou sobre o país como uma das piores pragas dos últimos 100 anos.

Há um enorme esforço, neste sentido e o Paraná Portal tem publicado incansavelmente informações relacionadas à doença, números de mortos, leitos, vacinas, gestões estadual, municipais, legislativo e principalmente no contexto hospitalar.

O Paraná Portal tem, também, dedicado páginas e páginas sobre as discussões políticas no âmbito nacional, estadual, municipal e mundial sobre a pandemia. Relatórios da ONU, teses científicas, contraditórios do governo federal, ações do Supremo Tribunal Federal e até mesmo as nocivas informações contrárias às recomendações dos órgãos de saúde ditas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nesta manhã de quinta-feira (11), o Paraná Portal, que registrou 15 milhões de acessos no mês de fevereiro e tem compromisso com a divulgação de informações bem apuradas, foi confrontado pela publicação de uma notícia dada com destaque em suas páginas, liberada (fonte geradora) pela Agência Estadual de Notícias do Governo do Estado do Paraná. A nota da AEN  (na íntegra abaixo) dizia que o governo estadual já estava de posse de um novo lote de vacinas Coronavac e que iria vacinar idosos a partir de 75 anos de idade.

Pela manhã, leitores do portal reclamaram que se dirigiram ao Pavilhão do Parque Barigui para se imunizarem contra o coronavírus e foram surpreendidos com a informação de que a vacina era apenas para as pessoas com idade a partir de 79 anos.

Nossos repórteres buscaram checar junto à Agência Estadual de Noticias a veracidade da informação. Nos informaram que, efetivamente, o Estado está com novo lote de vacinas mas que há um calendário de vacinação entre os municípios. Portanto, são os municípios que decidem e marcam o dia, a hora e idade para vacinação.

Resultado: Curitiba continua vacinado a partir de 79 anos. Cascavel, até o momento e pelas informações que obtivemos, é o único a imunizar a partir dos 75 anos, como divulgou o governo através de sua agência de notícias.

O Paraná Portal continua firme no seu propósito de informar a população. Neste caso,  não é o gerador da informação, depende de fontes fidedignas e a Agência de Notícias é uma delas. Portanto, houve, então, um mal entendido entre a distribuição da informação e a realidade dos fatos.

 

At. Paraná Portal

 

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal