Sintonia Fina
Compartilhar

Especulações palacianas contemplam mudanças na Secretaria de Segurança

 Na Casa Civil, o bom quadro Guto Silva deixará a posição. Senado é seu alvo Por Aroldo MuráNo p..

Pedro Ribeiro - 12 de dezembro de 2021, 11:12

 

ANÚNCIO

Na Casa Civil, o bom quadro Guto Silva deixará a posição. Senado é seu alvo

 

Por Aroldo Murá

ANÚNCIO

No próximo ano teremos eleições e provavelmente uma dança de cadeiras no Governo do Estado do Paraná. Uma mudança tida como certa é a de Guto Silva, que sairá como candidato ao Senado, vagando a cadeira de Chefe da Casa Civil. Guto Silva tem uma linha voltada ao empreendedorismo, valorização do empresariado e seu nome circula bem no meio político. Especula-se também que outra alteração que pode estar para acontecer é a possível saída do Coronel Rômulo Marinho da Secretaria de Segurança Pública. O discreto Secretário vem recebendo críticas dos membros das associações e sindicatos das polícias militares,

DESCOLAMENTO

Em relação a Marinho uma forte corrente defende o descolamento do governador Ratinho Junior do Presidente Jair Bolsonaro e isto acontecendo causaria um enfraquecimento do Secretário de Segurança Pública, com forte ligação com o grupo do Presidente. Em uma eventual mudança na Secretaria de Segurança Pública do Paraná, surgem nomes nos corredores, tais como o ex Secretário Wagner Mesquita, Reinaldo de Almeida Cesar, Silvio Jacob Rockembach e também do Coronel Hudson Leôncio Teixeira. Em resumo: é briga de foice e outros nomes surgiram no caminho. Tudo alimentado por uma verdade: o poder é sonho de muitos que almejam a cadeira.

Apesar dos sonhos e pretensões de muitos, o governador sabe que a Segurança Pública é uma área delicada e alterar a equipe em vésperas de eleições é correr o risco de prejudicar o andamento de projetos de governo. Prefiro acreditar que Ratinho Jr., que até agora não fez bobagens no Governo, não alterará essa área viital paream seu projeto de reeleição.

DETRAN

Na hipótese de ocorrer a mudança e, por exemplo, Mesquita retorne ao cargo de SESP, isto traria maiores alterações e reflexos no DETRAN-PR, com a possibilidade de Adriano Furtado, da polícia federal, acabar assumindo o Departamento Estadual de Trânsito, um dos órgãos que mais arrecada no Estado. Adriano retornou de Brasília e tem larga experiência na área e atualmente é o diretor Operacional do Detran.

O BRILHO DOS OLHOS

Segundo analistas políticos, o governador Ratinho Junior é o brilho dos olhos da terceira via, capitaneada pelo juiz Sergio Moro e também pelo candidato João Doria. Ocorre que o Governador do Paraná não é de entrar em bola dividida, pois seu governo recebeu boas verbas da Itaipu e do Governo Federal, tendo sua família um excelente relacionamento e o respeito do Presidente da República. Por fim, outra possível mudança, contudo envolveria a Capital do Paraná, Curitiba, seria a saída de Rafael Greca ao Senado com o apoio de Ratinho Junior, possibilitando Eduardo Pimentel assumir a cadeira de Prefeito.

Nessa opção, Rafael Valdomiro Greca de Macedo, na hipótese de eleito, teria uma sobrevida de mais oito anos; caso contrário, muitos acreditam que encerraria sua carreira na Prefeitura. Em caso de não eleição, Greca poderia contar com um cargo de secretário de Estado, e com parcela significativa de cadeiras e participação no novo mandato de Ratinho Junior e também de Eduardo Pimentel. Nesta ultima especulação, a mudança, tanto na prefeitura, quanto no estado,seria de grande monta, mas agradaria a muitos.