Fim da aposentadoria de ex-governadores atinge Cida e Pessutti

Pedro Ribeiro

 

Em Maringá, onde participava da interiorização do governo, o governador Ratinho Junior comentou o fim da aposentadoria para ex-governadores, afirmando ser um “ato importante e simbólico, um dia histórico para o Paraná. É uma medida simbólica que acaba com privilégios”, declarou. O Governador reafirmou ser contra essa aposentadoria, lembrando que o tema faz parte dos seus compromissos de campanha.

O jornalista Celso Nascimento, do Contraponto, disse em seu blog desta sexta-feira que governador Ratinho Jr. mandou sua antecessora, Cida Borghetti, procurar a Justiça se quiser receber aposentadoria. “Eu não vou dar!”, afirmou em entrevista coletiva que deu em Maringá nesta quinta (16), ao definir como “um dia histórico” a aprovação pela Assembleia Legislativa da PEC que revogou artigo da Constituição Estadual de 1989 que permitia o pagamento do subsídio vitalício aos que tivessem exercido o cargo de governador durante qualquer tempo.

Cida Borghetti, que cumpriu nove meses de mandato em substituição a Beto Richa, entrou com pedido de aposentadoria em janeiro passado, logo após deixar o Palácio Iguaçu. Desde então, enquanto a PEC proposta por Ratinho Jr. tramitava na Assembleia, o requerimento permaneceu em alguma gaveta, sem resposta. Ou melhor, a resposta veio na coletiva de Maringá, na qual Ratinho também definiu como um “dia histórico” a quarta-feira (15) em que os deputados, por unanimidade, transformaram sua promessa de campanha de extinguir as aposentadorias em realidade.


De tempos em tempos surge um novo palanque para os políticos paranaenses. Temas latentes no imaginário da população são consolidados e vendidos como soluções para o futuro do Paraná. E essa expressão “dia histórico” costuma acompanhar esses momentos.(Contraponto).

E

Post anteriorPróximo post
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.