Sintonia Fina
Compartilhar

Fim de feira com o Mister Bim.

 Neste sábado, como sempre faço em vésperas de eleições, fui à Boca Maldita para ver o movimento das militân..

Pedro Ribeiro - 06 de outubro de 2018, 18:10

 

ANÚNCIO

Neste sábado, como sempre faço em vésperas de eleições, fui à Boca Maldita para ver o movimento das militâncias e as pessoas que fazem, daquele espaço democrático, seu exercício de cidadania. Ali é um encontro de várias pessoas que, com bandeiras, santinhos e no gogó, defendem seus candidatos e muitas delas, senão a maioria, está trabalhando, ganhando seu dinheirinho, empunhando sua bandeira e levando passa casa o leitinho das crianças.

Na Rua XV de Novembro, nós, jornalistas, encontramos de tudo. Me lembro da eleição passada, onde entrevistei o Jacaré, um cidadão que vendia pipocas no calçadão, a borboleta treze, dos bilhetes de loteria, que já não tem mais aquela voz para chamar a atenção e as estátuas vivas que tiveram que se recolher para não derreter na chuva fina deste sábado de primavera molhada de Curitiba. Mas, apesar da chuva, a rua e a Boca Maldita estavam em festa.

Encontrei, na minha caminhada de observação, um candidato folclórico ou bizarro, de primeira mão, que me chamou a atenção e merece foto deste meu artigo antes do pleito. O Mr Bim, candidato a deputado estadual que me disse: sou engraçado, honesto,  eficiente e apoio a Lava Jato. Carregava em seus ombros, um luminoso com seu nome e d seu parceiro, candidato a federal, Luciano Keluc. Bim estava confiante em sua vitória , a exemplo de dezenas de outros candidatos com menos expressão que dividiam o espaço da Rua XV. Não vi o Zé da Biblia, figura carimbada e sempre presente nestes atos.

ANÚNCIO

Neste momento, fomos interrompidos pela caminhada de centenas de pessoas que tinham à frente o candidato Ratinho Junior. Acompanhei, ao lado, a caminhada que terminou na boca com um breve discurso do candidato que agradeceu a população e pediu votos.

Recebi da assessoria do candidato João Arruda, informações de que a dois dias do primeiro turno da eleição, o candidato do MDB ao governo do Paraná, João Arruda, pede a mobilização de seus eleitores para convencer o ainda alto número de indecisos da importância da realização de um segundo turno, ocasião em que o eleitor tem a possibilidade de avaliar com mais profundidade duas propostas diferentes para o estado.

“Hoje quero conversar com você que já é meu eleitor. Muito obrigado pela confiança. Você faz parte da mudança. Mas precisamos conversar também com os indecisos. É preciso que eles entendam que, com o segundo turno, faremos um debate ainda melhor. Vamos aprofundar ideias e propostas sobre o que queremos para o Paraná”, disse João, em vídeo repercutido pelas redes sociais.

O alto número de indecisos tem sido identificado por todos os institutos que fizeram pesquisas recentes no Paraná. O Ibope divulgado no último dia 27, por exemplo, apontou na modalidade espontânea que 42% dos eleitores não souberam dizer em quem votariam.

O candidato do MDB lembrou que em 2014, sem esse debate aprofundado, o Paraná acabou elegendo já em primeiro turno Beto Richa para o governo do estado, o que resultou no governo com mais denúncias de corrupção da história do Paraná. “Há quatro anos, o Paraná elegeu um governador no primeiro turno e deu no que deu: aumento de impostos, das tarifas de água e luz e muita corrupção. Vamos para o segundo turno. Agora é João, agora é 15”.

Também da assessoria da candidata Cida Borghetti, recebi  informações de que, no último dia de campanha a governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti fez de carreatas e caminhada pelos bairros de Curitiba junto candidato a vice-governador coronel Malucelli e de militantes.

Cida esteve nas regionais do Cajuru, Boqueirão, Bairro Novo, Pinheirinho, Tatuquara e CIC. As regionais juntas somam quase um milhão de habitantes, de acordo com o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

“A expectativa está grande para a votação amanhã. Todo o carinho que tenho recebido me mostram que estou no caminho certo. Agradeço a todos os paranaenses que tem me dado a oportunidade de trabalhar para fazer com que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa. Vamos ao segundo turno”, disse.

Um bom voto a todos neste domingo.