Fundação Mudes, finalmente chegará ao Paraná de seu fundador

Pedro Ribeiro


Por Aroldo Murá

Um memorial de Ney Braga na Lapa, um verdadeiro centro cultural, já tem o apoio do prefeito da cidade. MUDES vai se aliar a dois grupos universitários para expandir suas ações no meio estudantil com vistas a estágio profissionais

Cleto de Assis, professor e homem de múltiplas expressões culturais, me comunicou nesta sexta-feira, 12, que o MUDES (Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social), que ele preside, logo estará sendo implantado no Paraná, a terra de seu icônico fundador, Ney Braga, governador do Paraná por dois mandatos e que foi ministro de Estado da Educação. Diz Cleto: (…) “tomamos a decisão de se implantar o núcleo paranaense da Fundação criada por Ney Braga e seguidamente presidida por outros ilustres conterrâneos, dos quais herdei minhas atuais responsabilidades.” Dentre os ex-presidentes do MUDES estão Karlos Rischbieter e Maurício Schulman.

A presença do MUDES no berço natal de Ney Braga se dará a partir da implantação de memorial do fundador na cidade da Lapa, para o que a instituição conta com o apoio do prefeito Municipal. O MUDES igualmente mantém contatos com duas entidades de ensino superior – uma de Curitiba, outra de Araucária – com vistas a desenvolver seu projetos de apoio à vida estudantil. Uma das ações que marcam o Movimento é o da promoção de estágios profissionais a estudantes. A seguir, leia a mensagem de Cleto de Assis:

COINCIDÊNCIA OPORTUNA

“Caro Prof. Aroldo, quero renovar meus cumprimentos pela reedição de sua já tradicional festa de lançamento de “Vozes do Paraná”, consagrada como um dos principais repositórios da história paranaense contemporânea. Para nós, da Fundação Mudes, é uma honra inaugurar a fase institucional da obra, em sua décima segunda edição.

Para ampliar ainda mais a nossa integração com o estado, quero anunciar que o lançamento coincide com a decisão de se implantar o núcleo paranaense da Fundação criada por Ney Braga e seguidamente presidida por outros ilustres conterrâneos, dos quais herdei minhas atuais responsabilidades. Esta vinda definitiva ao berço de Ney Braga se iniciará com o apoio oferecido ao prefeito da Lapa, Dr.

Diego Ribas, para a implantação do memorial de nosso fundador e ex-presidente naquela cidade, homenagem ainda devida por sua cidade natal, entre tantas já prestadas por aquela comunidade.

ALÉM DO REGISTRO

Provavelmente iremos além de um simples registro material e histórico: nossa sugestão é que seja instalado um centro de cultura com seu nome, pois todos sabemos que Ney sempre foi um grande mecenas das artes em geral. Outra decisão corporativa é concretizar um acordo operacional com um grande grupo universitário de Curitiba, já em fase de intensa negociação, e outro com uma instituição de ensino superior de Araucária, que centraliza outros campi no Paraná e em Santa Catarina. Sentimo-nos, portanto, perfeitamente ancorados nas águas culturais e educacionais paranaenses. Sou portador de tais informações para testemunhar que a data de lançamento de “Vozes do Paraná 12” também entra para a história da Fundação Mudes.”

 

Aroldo Murá,  jornalista, professor e escritor

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="803268" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]