Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Governo do Estado investe na discussão contra corrupção

 A recente tramóia com a manutenção dos veículos da Polícia Militar e da Secretaria da Saúde, onde o governo..

Pedro Ribeiro - 07 de junho de 2019, 10:06

 

ANÚNCIO

A recente tramóia com a manutenção dos veículos da Polícia Militar e da Secretaria da Saúde, onde o governo levou um cambote de R$ 125 milhões, vem despertando áreas governamentais que cuidam do dinheiro público. Diante desse quadro, o Governo do Paraná vai abrir espaço para discutir condutas que garantam uma administração do Estado com honestidade e em busca do fortalecimento da credibilidade nas instituições públicas.

A iniciativa parte da Controladoria Geral do Estado (CGE) que promove dias 13 e 14 de junho o I Simpósio de Combate à Corrupção na Administração Pública. Leva ao debate, profissionais especializados, com destaque para o Programa de Integridade de Compliance do Governo.

O Paraná é o primeiro Estado a aplicar esse conceito na administração pública direta. O compliance, em linhas gerais, significa estar atento a regras e leis para executar ações dentro de parâmetros de conformidade e integridade.

ANÚNCIO

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, abrirá os painéis apresentando a Lei Estadual que regulamenta o Programa de Integridade e Compliance, recém-sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Promoveremos um grande encontro para discutir ações já tão consolidadas no setor privado e, assim, lançar novas perspectivas de ética e integridade na administração pública”, destaca o controlador-geral. De acordo com ele, o Paraná será exemplo para o Brasil como primeiro estado a ter uma lei aprovada e procedimentos já consolidados que atendem metodologias internacionais de compliance, ética e de combate à corrupção.

A programação inicia com palestra do filósofo, escritor e colunista do Jornal Folha de São Paulo Luiz Felipe Pondé, que falará sobre ética e integridade na administração pública. O evento também inclui painéis sobre casos de sucesso de empresas públicas no trabalho contra possíveis desvios de conduta.