Governo e Itaipu lançam Expedição Conhecimento

Pedro Ribeiro


 

 

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, participarão do lançamento da Expedição do Conhecimento, nesta quinta-feira (6), às 11h30, no Show Rural, em Cascavel. O evento será no estande da Itaipu. Após a solenidade, Ratinho Júnior e Silva e Luna atenderão os jornalistas.

O projeto

Desenvolvido pela Itaipu em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o projeto Expedição do Conhecimento é uma ação itinerante de educação ambiental. Em um caminhão-baú de 15 metros de extensão e nas tendas de apoio, o visitante percorre um roteiro pedagógico e interativo de 30 minutos, com mais de 20 atividades. Cada sessão terá capacidade para dez pessoas.

A visita começa com um panorama sobre todas as formas de energia, desde o Sistema Solar até a energia das células humanas. O visitante também terá contato com um telescópio solar, uma maquete demonstrando como funciona uma casa sustentável e jogos interativos. Na parte interna do caminhão-baú, haverá informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia.

Em um dos pontos do circuito, poderá aprender como é possível gerar energia limpa e iluminar uma cidade pedalando uma bicicleta. Óculos de realidade virtual também levarão o público a uma imersão na Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros. Outra novidade será um painel interativo com sons de animais em extinção.

Após o Show Rural, a intenção da Itaipu e do PTI é levar a expedição para municípios da região Oeste do Paraná, ampliando o acesso do público às informações de educação ambiental.

Outros atrativos da Itaipu no Show Rural

A Itaipu Binacional levou para a 32ª edição do Show Rural Coopavel, que começou na segunda-feira (3) e segue até sexta (7), em Cascavel (PR), o estande mais inovador de todas as participações da empresa na feira, com atividades inéditas de educação ambiental, turismo e divulgação científica.

Além da Expedição do Conhecimento, outra atração é a Ciência na Esfera, que exibe, em um globo suspenso, projeções de imagens da Terra e de outros planetas do Sistema Solar. Também serão apresentados vídeos sobre biocombustíveis, agricultura e precipitações, temas de interesse dos participantes da feira. O modelo foi desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) e já faz parte do roteiro de visitas do Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

O visitante também pode fazer um tour pela usina hidrelétrica com óculos de realidade virtual (VR).

Neste ano, o estande da Itaipu ocupa uma área de 432 metros quadrados, onde ficam o caminhão-baú da Expedição do Conhecimento, tendas de apoio e um domo geodésico, com 10 metros de diâmetro e capacidade para 40 pessoas, para as projeções da Ciência na Esfera.

O estande conta ainda com um espaço de recepção, onde os visitantes poderão assistir ao vídeo institucional de Itaipu, fazer a viagem à usina hidrelétrica com óculos de realidade virtual e retirar as senhas para as sessões dos outros atrativos.

A expectativa de Itaipu é que as novidades atraiam um grande número de visitantes. No ano passado, em cinco dias de feira, o Show Rural Coopavel recebeu um público de quase 290 mil pessoas e movimentou R$ 2,2 bilhões. O evento é considerado um dos maiores e mais importantes do agronegócio brasileiro.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.