Homenagem a Scalco

Pedro Ribeiro


 

Euclides Scalco, um dos mais destacados políticos paranaenses e fiel escudeiro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ex-governador José Richa, está comemorando 87 anos. Na terça-feira, seus amigos de almoço semanal, entre eles, Heinz Herwig, Antonio Ribas, Maurício Ferrante, Dalton Fernando, Alfredo Stratmann, Coronel Malucelli, João Baptista Mello e Wilson Kuster, lembraram da data e conversaram com a jornalista Rose Arruda que está escrevendo um livro sobre o ex-deputado federal, ex-chefe da Casa Civil nos governos Fernando Henrique Cardoso e José Richa e ex-diretor-geral da Itaipu Binacional. O jornalista Aroldo Murá publicou em seu blog uma mensagem de FHC a Scaldo que diz: : “É um homem notável”.

Menos furtos e roubos

O Paraná está entre os estados brasileiros com menores taxas de furtos e roubos de veículos no primeiro semestre de 2019, na comparação com outros sete, mais o Distrito Federal. O levantamento considerou apenas as unidades federativas com maiores populações e maiores frotas de veículos, e com dados disponíveis nos sites das respectivas secretarias de segurança. O estudo contabilizou o número de ocorrências para cada 100 mil habitantes.

O Paraná apresentou a segunda menor taxa de roubos, com 40 veículos roubados por 100 mil habitantes ou, em números absolutos, 3.061 ocorrências nos seis primeiros meses de 2019. No caso dos furtos, o Estado tem o terceiro menor índice (junto com Minas Gerais e Goiás), com 102 veículos furtados para cada 100 mil habitantes. Houve 7.832 ocorrência no primeiro semestre de 2019.

Queijo paranaense

Produtores de queijo do Paraná participam nesta semana em Florianópolis (SC) de uma premiação nacional organizada pela Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros. É a primeira vez que o Estado participa em peso da competição, considerada a maior do segmento. Serão avaliados 24 queijos paranaenses entre um rol de mais de 700 produtos artesanais.

Os produtores estaduais representam 12 regiões do Paraná, desde Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, até Pato Branco, no Sudoeste. Todos contaram com apoio da Emater, órgão da Secretaria de Estado da Agricultura voltado para especialização técnica, e incentivo para a inscrição no concurso.

Produção paranaense

A produção de laticínios no Paraná vem se destacando em concursos e premiações Brasil afora. A coordenadora de agroindústria da Emater, Maristela Bischof, explica que o trabalho feito pelo órgão dá mais visibilidade à agricultura familiar e contribui com a melhora na cadeia e na renda desses produtores. “A Emater faz um trabalho técnico de apoio e orientação aos produtores, além da qualificação. Isso traz inúmeros benefícios para os agricultores”, diz.

Combate à corrupção

O trabalho da Controladoria-Geral do Estado (CGE), responsável por zelar pelo serviço público íntegro e ético, terá mais servidores em suas coordenadorias. Nesta semana, dez já começaram a capacitação para desempenhar atividades de investigação administrativa, auditoria, acompanhamento de denúncias e de reclamações e implantação do programa de compliance, entre outras atividades de combate à corrupção.

Paraná mais Verde

Governo do Estado inicia na próxima segunda-feira (23) o Programa Paraná Mais Verde. A proposta é o plantio de mudas de árvores nativas em todo o Estado, com foco na arborização urbana e rural, além da implantação de viveiros municipais e de hortas comunitárias.

A iniciativa é alusiva ao Dia da Árvore e início da Primavera. Haverá a distribuição de 413 mil mudas nos 2.146 colégios da rede pública estadual dos 399 municípios paranaenses. “É uma ideia emblemática, em um momento emblemático em que o País sofre com queimadas. O Paraná vai ficar ainda mais verde”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="658675" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]