Homicídios diminuem 19% no Paraná nos primeiros três meses do ano

Pedro Ribeiro

 

Enquanto cidades como Rio de Janeiro, Recife, Natal e Rio Branco, contabilizam índices exagerados de violência e criminalidade, no Paraná, 250 municípios não registraram nenhum homicídio doloso durante todo o primeiro trimestre deste ano.

Segundo relatório estatístico da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria de Estado da Segurança Pública, essas cidades correspondem a 64% de todo o Estado. Em outras 67 cidades houve o registro de apenas um homicídio doloso (quando se tem a intenção de matar) neste primeiro trimestre de 2018.

Mesmo com a tendência forte de redução de assassinatos, vinte municípios do Paraná experimentam uma situação curiosa: não registram nenhuma morte dolosa desde 2012, ano em que o relatório estatístico da Sesp começou a ser divulgado por municípios e não apenas por regiões do Estado.


São eles: Altamira do Paraná, Anahy, Barra do Jacaré, Bom Sucesso do Sul, Diamante do Sul, Esperança Nova, Guaraci, Iguatu, Iracema do Oeste, Jardim Olinda, Kaloré, Nova América da Colina, Pitangueiras, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Rio Bom, Santa Inês, São Manoel do Paraná, Sertaneja e Uniflor.

Em todo o Estado a redução no índice de homicídios foi de 19% no primeiro trimestre deste ano se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros três meses de 2018 foram 509 homicídios e em 2017, no mesmo trimestre, foram 628. Esse foi o menor índice registrado no período desde quando as estatísticas começaram a ser computadas, em 2007, ano que ocorreram 670 homicídios.

Post anteriorPróximo post
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.
Comentários de Facebook