Imprensa é tratada de forma desumana na diplomação de deputados

Pedro Ribeiro


 

Desumano e extremamente lamentável. Isto é o mínimo que podemos dizer sobre o comportamento de diretores e assessores do Tribunal Regional Eleitoral (TER) em relação ao trabalho de repórteres na tarde desta terça-feira, no Teatro Positivo, durante a diplomação dos novos eleitos. Sitiaram a imprensa – repórteres, cinegrafistas e repórteres fotográficos – no fosso, em frente ao palco principal, como se fossem gados presos em curral.

Uma colega jornalista passou mal, precisou sair do ambiente para respirar, devido ao calor, e foi impedida de retornar ao trabalho. Outra repórter, grávida, precisou ir ao banheiro e foi acompanhada de segurança. Uma falta de consideração e respeito aos profissionais que estão ali, cumprindo seu papel que é o de relatar os fatos que acontecia no evento para informar a sociedade.

Vários jornalistas tentaram se acomodar nas dezenas de cadeiras vazias no teatro (foto) e foram impedidos pela organização do evento que se limitou a dizer que não poderiam usar as poltronas por questão de logística.

Os jornalistas estavam no Teatro Positivo para cobrirem a diplomação dos novos deputados e mereciam, no mínimo, respeito por parte da organização do evento. Não sei quem determinou e não interessa. E também acredito que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral não participou de tal “logística”.

Que isto não se repita, não apenas em eventos do TER, mas em todos em que profissionais da imprensa estiverem presentes, porque eles estão apenas cumprindo seu papel, seu trabalho e, portanto, merecem respeito.  (Pedro Ribeiro, jornalista e editor-chefe do Paraná Portal).

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.