Indústria paranaense faz sondagem sobre expectativas futuras

Pedro Ribeiro


A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) começa a divulgar ainda nesta semana, a 25ª edição da Sondagem Industrial, tradicional estudo sobre a indústria do Paraná. Empresários terão um mês para responder a pesquisa que visa captar expectativas dos industriais do estado para o próximo ano

Criada em 1995, a pesquisa é divulgada anualmente em dezembro e revela como está a expectativa dos industriais do estado para o próximo ano e como foi o desempenho do setor no ano que se encerra. Em 2020, o estudo será fundamental para captar como foi o impacto da pandemia do novo coronavírus no estado e como está sendo a recuperação nos 37 segmentos industriais.

“A Sondagem Industrial é um importante instrumento para que a Fiep conheça as expectativas e estratégias dos industriais paranaenses para 2021. Mais do que isso, também revela quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários no desenvolvimento de seus negócios”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

“Os dados coletados ajudam a Fiep na definição dos pontos prioritários de sua atuação na defesa dos interesses da indústria, que ganha ainda mais relevância no momento atual, em que o setor industrial e toda a sociedade ainda lutam para superar os efeitos da pandemia”, completa.

Além de conhecer os principais desafios, intenções e estratégias dos empresários, o estudo capta ainda importantes informações sobre o atual momento da empresa. “A pesquisa gera um conjunto relevante de dados que dará suporte aos empresários na tomada de decisões. A Fiep reúne e analisa as respostas e disponibiliza às indústrias para que possam utilizar o material na elaboração de seu planejamento”, relata a gerente executiva do Observatório do Sistema Fiep, Marília de Souza.

Por conta da crise sanitária deste ano, foram incorporadas à pesquisa questões relacionadas à pandemia e suas consequências na economia e nos estabelecimentos. A situação atual no Brasil e no mundo, segundo ela, torna ainda mais relevante a visão dos empresários sobre o futuro. “Foi um momento difícil, com interrupção das atividades, impactos financeiros e até mudança de foco, nicho e no portfólio de algumas empresas. Saber as intenções, como pretendem lidar com os desafios, como tem sido a recuperação e que instrumentos têm utilizado para superar a crise é fundamental para entender os rumos do setor produtivo paranaense”, completa.

A Sondagem será encaminhada aos empresários esta semana e eles terão um mês para responder. O questionário pode ser acessado via link enviado por e-mail, no site e nas redes sociais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e do Observatório do Sistema Fiep.

A metodologia é consolidada e as informações são tratadas com cuidado e responsabilidade. “Garantimos a confidencialidade dos dados seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explica. Após o lançamento, a publicação será disponibilizada no site da Fiep e os respondentes receberão um exemplar digital.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal