Inspeção sanitária, vitória dos paranaenses em Brasília

Pedro Ribeiro


 

O deputado federal paranaense, Pedro Lupion (DEM), levou à ministra da Agricultura, Tereza Cristina Correa, reivindicação no sentido de permitir que os frigoríficos paranaenses possam continuar com o método de inspeção sanitária por empresas credenciadas, como utiliza hoje.

A ministra disse ao parlamentar que resolverá o problema ainda esta semana. O pedido ao parlamentar paranaense foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano que comemorou: “”Foram preservados milhares de empregos e estará garantido o funcionamento de dezenas de empresas”.

Traiano explica que recebeu um grupo de empresários que relatou que uma notificação do Ministério da Agricultura determina que apenas veterinários concursados realizem as inspeções nos frigoríficos. “Infelizmente, não se permite que empresas privadas possam ter seu próprio técnico, bem como os municípios que tenham veterinários que façam a inspeção. O governo do Estado procurou uma solução, com a Adapar, mas a resolução nacional não a aceitou”, afirmou o deputado.

Pedro Lupion disse que as exigências do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) obrigariam os frigoríficos a fechar, a partir do dia 30 de outubro, se não fossem cumpridas as recomendações que proibiam a terceirização de serviços, por exemplo. “os empresários estavam trabalhando com uma liminar. Eu e o deputado Traiano intermediamos uma conversa com a ministra, que nos adiantou que esta semana apresentará uma MP que passa a valer no momento em que for publicada, o que soluciona o problema e volta os geradores de emprego na legalidade, para produzir e gerar impostos”, observou.

 

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.