Pedro Ribeiro

Vitorioso ou não nas eleições de 15 de Novembro de 2020, o prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Rafael Greca, assina, no mais tardar dia 30 de novembro o contrato de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 600 milhões, mais R$ 150 milhões de contrapartida do município, para a construção do modal Inter 2. Em respeito à lei eleitoral, o contrato deve ser firmado no último dia útil do mês de novembro e o trabalho de implantação do projeto será iniciado imediatamente.

O projeto aumenta a capacidade e velocidade da Linha Direta Inter 2, a linha que mais transporta passageiros na cidade fora dos eixos estruturais .

Projetado pelo IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), o protótipo dos chamados primas solares, as novas estações do Inter 2, já foi licitado e o primeiro deles será implantado justamente na estação-tubo Agrárias, em frente ao campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Será uma estação alimentada com energia limpa, autossustentável e acessibilidade plena, projetada desde o pavimento das calçadas do entorno para facilitar deslocamentos seguros. Um ponto que vai integrar todos os sistemas de mobilidade, incluindo ônibus, bicicletas, patinetes, táxis e transporte por aplicativo.

“A viabilização do novo Inter 2 faz parte do plano de retomada econômica de Curitiba após a pandemia, com a geração de empregos. Junto com as obras de criação do bairro novo da Caximba, serão 85 mil novos postos de trabalho a partir do próximo ano”, apontou Greca.

O Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba prevê um ganho de 50% na velocidade operacional e o aumento na qualidade dos serviços de transporte das linhas Inter 2 e Interbairros II, as de maior carregamento que funcionam fora das canaletas. Outros resultados previstos estão o aumento de 30% na oferta de transporte, 25% na frequência e na redução do tempo de viagem em até 40%.

A capacidade de transporte da Linha Direta Inter 2, de Ligeirinho, e Interbairros II (paradora) irá aumentar dos atuais 150 mil transportados diariamente para cerca de 185 mil passageiros por dia.

O Inter 2 atravessa 28 dos 75 bairros de Curitiba: Alto da Glória, Alto da Rua XV, Bigorrilho, Bom Retiro, Cabral, Centro Cívico, Hugo Lange, Jardim Social, Juvevê, Mercês, São Francisco, Hauer, Xaxim, Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba, Tarumã, Campina do Siqueira, Seminário, Vista Alegre, Fanny, Novo Mundo, Portão, Santa Quitéria, Vila Izabel, Capão Raso, onde se concentram 580 mil habitantes.

Em parceria com a Copel, será construída uma Rede Inteligente de Energia (Smart Grid) entre as estações do Inter 2. Um canal direto eficiente e sustentável de energia e informação. Os prismas solares vão alimentar a estação e o seu entorno e fazer funcionar os sistemas de abertura e fechamento de portas automáticas e ar-condicionado, iluminação, estrutura de WI-FI, bilhetagem eletrônica, totens para recarga de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets) e um sistema inteligente para transferência de dados do número de usuários.