Maioria (79%) é contra o aborto no Brasil, mostra pesquisa

Pedro Ribeiro

mães e fetos gestante

Pelo levantamento do Instituto Paraná Pesquisa é muito grande a maioria dos brasileiros contrária ao aborto. 79% dos mais de 2 mil entrevistados disseram ser contrários à legalização do aborto em qualquer situação, e apenas 16,6% favoráveis.

A maior rejeição está na faixa etária de 60 anos ou mais: 83,2% contra.  Entre as mulheres, 75,8% são contra legalizar o aborto em qualquer situação e entre os homens a taxa sobre para 82,6%.

No Brasil, o aborto provocado é crime, com penas previstas de 1 a 3 anos de detenção para a gestante, e de 1 a 4 anos de reclusão para o médico ou qualquer outra pessoa que realize em outra pessoa o procedimento de retirada do feto. Em três situações específicas no Brasil o aborto provocado não é punível pela Lei.

Essas três situações são: (1) para salvar a vida da mulher; (2) quando a gestação é resultante de um estupro ou (3) se o feto for anencefálico. Nesses casos, o governo brasileiro fornece gratuitamente o procedimento de aborto pelo SUS. Essa permissão para abortar não significa uma exceção ao ato criminoso, mas sim uma escusa absolutória. (Wikipédia).

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal