Para Oriovisto, medida populista faz país desmoronar com inflação e dinheiro no lixo

Pedro Ribeiro


O Brasil está desmontando. Infelizmente, a Câmara está indo por um caminho muito ruim, em termos de economia, muito ruim. Irresponsável, eu diria”.(Senador Oriovisto Guimarães).

O investigado ministro da Economia, Paulo Guedes, que mantém dinheiro aplicado em paraísos fiscais, como foi divulgado recentemente pela mídia, acaba de dar mais um tiro no pé ao manter o teto de gastos a qualquer custo, dobrando, mais uma vez, os joelhos para o presidente Bolsonaro numa clara manobra que visa a reeleição ao ajustar, sem orçamento transparente, o “Auxílio Brasil”, de R$ 400.

Guedes Perdeu profissionais importantes da sua equipe, como Bruno Funchal, secretário especial do Tesouro Nacional, do secretário do Tesouro, Jeferson Bittencourt e seus adjuntos. Motivo: alteração das regras fiscais para pagar o “Auxílio Brasil”. Caiu, portanto, por terra, o discurso da equipe econômica de que manteria teto de gastos, evitando uma aventura populista.


“Furando o teto, nós provocamos a alta do dólar, provocamos inflação e é por isso que aquilo que o populismo fiscal dá com uma mão, a inflação tira com a outra. A inflação da comida, a inflação dos gêneros básicos é de 30%. Sobe dólar, sobe tudo”, observou, em discurso nesta quinta-feira, o senador Oriovisto Guimarães. Segundo ele, o Governo Federal joga dinheiro no lixo.

Esses profissionais de altíssimo nível estão abandonando o barco por uma simples e boa razão: não querem manchar os seus currículos com uma política econômica absurdamente errada. Este País é presidido por um Presidente que disse que não conhece de economia, que economia não é com ele, é com o Paulo Gudes. Mas mesmo sem conhecer, ele determina que as coisas sejam feitas e Paulo Guedes obedece, procura um jeito”, reagiu, no Senado Federal, o senador paranaense Oriovisto Guimarães.

Oriovisto Guimarães lembrou, em discurso nesta quinta-feira no Senado, que “Paulo Guedes, que acusava o Secretário Tarcísio do Desenvolvimento Regional de fura-teto. Quem não sem lembra da briga dos dois? Paulo Guedes, dizendo que o Tarcísio era um fura-teto, quem é o fura-teto hoje? Quem é o fura-teto hoje?”, questionou o senador.

GOVERNO JOGA DINHEIRO NO LIXO

Segundo ele, odólar hoje bateu quase 5,70, com essas notícias que eu acabo de dizer aqui, com esses pedidos de demissão, com esse afastamento de pessoas sérias: um era o braço direito, o outro braço esquerdo de Guedes”.

Para Oriovisto Guimarães, “nós estamos cometendo um erro terrível. Com esta política de dar auxílio aos necessitados e todo parlamentar vai votar “sim”. Eu vou votar “sim”, eu quero que as pessoas que não têm comida recebam o auxílio, mas existe uma maneira correta de se fazer isso. A maneira correta seria fazer cortes em despesas supérfluas, como emenda de relator, como fundão eleitoral e em tantas outras asneiras que o Governo joga dinheiro no lixo e, aí sim, com esse dinheiro, dar auxílio a quem precisa”.

 

 

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="798271" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]