Ministro da Economia dá mais uma mancada

Pedro Ribeiro

paulo guedes, offshore, panama papers

Alceo Rizzi

 

Na mesma transmissão ao vivo pela internet, em que comete insanidade de declaração depreciativa em relação à China, como a de ela ter inventado o vírus da pandemia e ter desenvolvido vacina menos confiável, ministro da Economia Paulo Guedes recorre à falácias de indigência intelectual para sustentar sua argumentação. Na reunião, com o Conselho de Saúde Suplementar, reconhece que o País está quebrado, e atribui ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros nos últimos anos, a incapacidade do governo em preservar e garantir a qualidade do sistema público de saúde porque a população envelhece e demanda mais atendimento médico, além da sua capacidade. Alega que todos querem viver a heresia de 100 anos. O que ele diz é cínica, abjeta e vergonhosa mentira.

O sistema de Saúde Pública só está em situação de esgotamento pelo crônico e irresponsáveis cortes sucessivos de recursos de investimentos havidos nos orçamentos da União nas últimas décadas. Como, por exemplo, agora com o previsto por ele e seu ministério, sancionado pelo presidente, com corte de 2,2 bilhões nos recursos destinados à Saúde em 2022.

É hipocrisia retórica, ainda que ele não tenha responsabilidade exclusiva sobre a delinquência pela deliberada gestão dos governos anteriores em relação ao sistema de Saúde Pública que, nas últimas duas décadas, por falta de recursos, determinou o fechamento de mais de 40 mil leitos do SUS e que hoje estariam à disposição para atender a população.

Se o Ministro desmerece sua inteligência e honestidade de propósito, que tenha a dignidade em reconhecer ao menos, e a se poupar, de falar bobagens para que outros acreditem.

Desse jeito, só levanta suspeição também sobre o que declara em relação à Economia do País.

 

Alceo Rizzi, jornalista e colaborador do Paranã Portal

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="760543" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]