Morrem mais gente no Brasil por Covid do que em 133 países

Pedro Ribeiro


 

Mais um desastroso recorde no Brasil. Em 24 horas morreram 4.195 pessoas vítimas da Covid. Os números são tão trágico que superam o que 133 países registraram, separadamente, durante um ano inteiro de pandemia. A marca brasileira é apenas superada pela americana. Os números são de seis de abril de 2021.

Como o Brasil tem 212 milhões de habitantes, nos 133 países somam 1,9 bilhão de pessoas. Em comparação ao Brasil, há nações com quase a mesma população (Nigéria, com 206 milhões), 30 países com mais de 20 milhões de habitantes, 44 com maior índice de desenvolvimento humano (IDH), 33 com mais idosos, 49 com mais diabéticos.

Os dados oficiais foram levantados pelo site Our World in Data, da Universidade de Oxford, revela o site BBC Brasil.

Um dos principais argumentos de quem nega a gravidade da pandemia no Brasil passa pelo tamanho da população. Muitos afirmam que não seria justo comparar com países com menos habitantes em números absolutos.

Os números relativos: quantas mortes são registradas a cada 1 milhão de habitantes? Atualmente, o Brasil é o sexto do ranking mundial, superado apenas por Hungria, Bósnia e Herzegovina, Macedônia do Norte, Bulgária e Montenegro. Todos têm menos de 10 milhões de pessoas.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal