Pedro Ribeiro
Foto: Reprodução/PRF

Como o DER e a Agência Reguladora do Governo do Estado – Agepar – estão sendo omissas em relação à desastrosa operação da travessia de Matinhos a Guaratuba via ferry-boats, por onde passam centenas de veículos por dia, a Marinha do Brasil resolveu intervir.

Informações que nos chegaram no final da tarde desta segunda-feira (10) indicam que a Marinha do Brasil teria retirado de circulação dois ferry- boats, o Nhundiaquara e o Guaraguaçu, por falta de manutenção.

O estranho em tudo isso, é a falta de um pronunciamento do Governo do Estado. O governador Ratinho Junior, embora com Covid, deveria, pelo menos, emitir uma nota informativa à população usuária sobre esta situação que está colocando em pânico a população que frequenta o balneário de Guaratuba.

Antes de começar a nova operação da empresa atual, que administra a travessia através da cobrança de pedágio, a Marinha do Brasil teria feito uma inspeção criteriosa em todas os ferry-boats e repassou para o DER, para que fossem realizadas as intervenções necessárias.

Como nada foi feito, a Marinha do Brasil reafirmou nesta segunda-feira que, novamente, oficializará o órgão do Governo do Estado, responsável pela licitação e contrato de operação da travessia, sobre mais este episódio, para que analisem e julguem as ações ali realizadas.

Segundo ainda informações sobre posição da Marinha do Brasil, o órgão disse que vem fazendo inspeções rotineiras e tem verificado falta de Manutenção nas embarcações. “A equipe de inspeção naval em Guaratuba detectou hoje, (ontem), que uma balsa e um rebocador encontravam-se à deriva, sendo acionado outro rebocador para atracação”, diz a nota que nos chegou no início da noite.

O Mistério Público do Patrimônio e do Direito do Consumidor também estaria acompanhando a situação e deverá pedir informações ao DER.