O Paraná precisa frear os números de casos e mortes da Covid

Pedro Ribeiro

ratinho junior coronavírus socorro federal bolsonaro

Por mais que as autoridades alertam sobre o vírus, grande parte da sociedade dá de ombros para as recomendações e ações de combate e parece, lamentavelmente, predisposta a contar mortos.

Assim, os números vão crescendo e o Paraná deverá ser um dos últimos estados a se livrar da pandemia.

Com mais 38 mortes, o Paraná chegou a 999 vítimas da covid-19. Até agora, conforme os dados do Ministério da Saúde, 12 Estados já superaram a marca.

O recorde de óbitos incluídos no boletim da Sesa foi na quint-feira (10), quando 47 óbitos foram registrados em 24 horas.

Dados divulgados neste sábado pela Secretaria da Saúde e publicados no Paraná Portal mostram que o Paraná registrou mais 1.265 casos e 38 mortes por coronavírus.

Um outro dado que chama a atenção e que o coronavírus já atingiu 378 das 399 cidades paranaenses e têm ao menos um caso confirmado enquanto 185 municípios já tiveram vítimas pela doença.

Mesmo diante desses números, existem municípios que insistem em desobedecer o decreto do governador Ratinho Junior para que o comércio fique fechado por 14 dias por entenderem que eles, os prefeitos, têm autonomia para liberar a volta ao trabalho.

Esta semana, o governador do Estado voltou a fazer um apelo para que voltem as atividades apenas os serviços essenciais e que shoppings centers, academias, bares e restaurantes continuem fechados. Mesmo diante disso, os prefeitos de Londrina, Marcelo Belinatti e de Cascavel, Leonardo Paranhos querem o retorno ao trabalho, o mesmo acontecendo com Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) reafirmou nesta quinta-feira, 9, que o isolamento social é a principal arma contra o coronavírus no momento. No entanto, argumenta que opiniões divergentes enriquecem o debate sobre o enfrentamento do vírus. “A decisão do tratamento está muito vinculada ao médico que atende o paciente. É um debate que visa salvar vidas”.

A SESA revela ainda que 847 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid estão internados. Destes, 528 estão em leitos enfermaria e 319 em leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Contudo, outras 1.047 internações têm suspeita de coronavírus. Entre esses, 536 estão em enfermaria e 511 em UTIs.

(Com Redação Paraná Portal)

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal