O trabalho de um parlamentar no dia a dia da Alep e no interior

Pedro Ribeiro


 

O desgaste da política e dos agentes políticos, que beira a demonização por alguns setores e segmentos, não resiste ao acompanhamento de perto das atividades de vereadores e deputados, os que estão mais próximos da população e dos eleitores. Ledo engano, para dizer o mínimo, para aqueles que apontam a pouca produção de um parlamentar.

Acompanhamos, por exemplo, o dia a dia do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o 1º secretário da Assembleia Legislativa e um dos parlamentares mais ativos no Paraná. De segunda-feira a quarta-feira, Romanelli levanta cedo, pelas 6h, faz sua ginástica, segue de a pé, de bicicleta ou de carro para legislativo. Esse percurso de pouco mais de três quilômetros está acompanhado do celular, um instrumento de trabalho, segundo ele.

Nos três primeiros dias da semana, o prefeito da Assembleia acompanha todas os trabalhos administrativos da Casa, faz reuniões com as diretorias de cada setor, participa das audiências públicas, recebe deputados, prefeitos, vereadores e lideranças dos mais diversos segmentos, tem reuniões com secretários estaduais e vez por outra, participa de atos e solenidades no Palácio Iguaçu.

Às tardes, Romanelli participa das sessões, lê as mensagens e as respostas do Executivo aos requerimentos dos deputados e até os projetos de leis sancionados pelo governador Ratinho Junior. Após o término das sessões, entre às 16h e 17h, se volta novamente às reuniões e encontros, assina documentos e geralmente cumpre uma ou duas agendas à noite.

Nesse período, o deputado fala ao celular, lê notícias, projetos e troca mensagens. “A tecnologia de informação avançou muito e muitos dos problemas, tarefas e trabalho se resolvem pelo whatsapp”, diz o deputado que costuma descansar por volta das 0h depois de assistir ou ler os noticiários da noite.

No interior
O trabalho se estende às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados e, geralmente, avançam nos domingos. Nas quartas-feiras, sua equipe já deixa sua agenda preparada. Romanelli parte para o interior na quarta-feira à noite ou, no máximo, na quinta-feira pela manhã.

“O deputado deve, nos seus quatro anos de mandato, além de participar de sessões plenárias e trabalhos das comissões, estar presente nas cidades para discutir as demandas dos municípios e principalmente da população, em especial o segmento social”, disse Romanelli nesta sexta-feira, 5, em entrevista à Rádio Cornélio FM.

Cornélio Procópio é uma das 142 cidades – em 36 delas, o prefeito é seu principal aliado – que formam a base de Romanelli no Norte Pioneiro, Norte, Noroeste e Campos Gerais. O Norte Pioneiro é a região que comumente o deputado bate cartão

Romanelli conversa com prefeitos e vereadores, se encontra com lideranças e levanta as demandas dos moradores de cada uma das cidades. “Na semana passada estive em Santo Antônio da Platina, onde recebi título de cidadão honorário e hoje estou aqui em Cornélio, cidade que sempre me acolheu bem e a qual devo respeito e obrigação”.

“Gosto de estrada”
O deputado afirmou que tem trabalhado junto com o governador Ratinho Junior (PSD) para atender às reivindicações dos prefeitos e das lideranças. “Em Santo Antônio da Platina, visitamos os bairros onde vivem centenas de famílias e que carecem de infraestrutura básica, como pavimentação asfáltica das ruas, o que estamos providenciando junto ao Estado”, pontuou.

“Como disse, gosto da estrada, de falar com o povo e é por isso que passo grande parte do meu tempo em viagens pelo interior do Estado. Esta é minha natureza, pois estando nas cidades, também estou em casa. Esta é minha missão, meu papel de parlamentar pelo qual fui eleito”, disse na entrevista à Rádio Cornélio FM.

Romanelli volta para Curitiba no sábado à noite ou pelo domingo pela manhã, isso se os compromissos permitirem. Na segunda-feira, a roda-viva gira novamente por toda semana. Acompanhar o deputado, diga-se, é extenuante.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="801562" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]