Os cientistas “cidistas”

Pedro Ribeiro


Conversando com algumas heranças que ficaram penduradas no governo Cida Borghetti, deixadas pelo ex-governador Beto Richa, confesso que não consegui entender (ainda) a matemática do segundo turno. Cida tem praticamente dois meses, ou pouco mais, para passar dos atuais 3,5% nas pesquisas de opinião pública para, no minimo, 15%, em curto espaço de tempo. “Pode apostar. Aliás, quer apostar que vai chegar lá. Estamos seguramente no segundo turno…” E o que dizem os “cidistas” – agora de carteirinha – sobre a nova chefe. “Ela está surpreendendo…por onde passa arrasta multidões e prefeitos estão batendo ponto no Palácio Iguaçu e em seus eventos pelo interior…ela está com um discurso afinado, priorizando o social e fez, em poucos dias de governo, um admirável acerto com os professores…”, continuam os assessores especiais, cientistas políticos e especialistas em campanhas eleitorais.

Não é essa conta que o pessoal do Ratinho Junior está fazendo. Para alguns, também assessores e especialistas em marketing de campanha, ela não chega a 10%.  O que retruca os “cidistas”: “você  (para mim) e eles, então, não conhecem Ricardo Barros”. Conheço Barros (e muito), sei de seu potencial, sei de seu esforço e de sua manobra na tentativa de mobilizar o maior número de prefeitos (afirma que está com 200) e deputados (candidatos) tanto federais como estaduais. Só não sei se tudo isto foi combinado ou está sendo combinado com o eleitor, devido, principalmente, ao curto espaço de tempo que tem antes do pleito de outubro.

A partir de 30 de junho, por exemplo, não se pode mais fazer campanhas em nome do governo, o que é prejudicial. Também conheço o potencial da governadora Cida Borghetti a qual acompanho seu trabalho há 20 anos, desde que foi deputada estadual, federal e vice-governadora e não duvido de sua capacidade, principalmente depois do que ouvi, ainda nesta conversa: “ei Ricardo. A governadora sou eu.., recado dado ao marido, durante reunião com assessores e secretários…”.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal