Paraná, mais um salto na educação

Pedro Ribeiro


 

Ao lançar o programa Educa Juntos, da Secretaria Estadual de Educação e Esporte para apoiar os municípios a melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes da educação infantil, o governador Ratinho Junior dá um grande passo para colocar o Paraná em um ranking confortável em termos de educação, já que ainda existem vários municípios com IDH deplorável. O programa terá R$ 100 milhões de investimentos em três anos.

Ao participar do lançamento, o primeiro a se manifestar sobre a iniciativa foi o deputado Luiz Claudio Romanelli. “É um apoio que vem em boa hora, nesses tempos de recursos escassos. A educação de qualidade é a prioridade de todos os prefeitos paranaenses e a proposta do Educa Juntos é a de ampliar o suporte técnico e pedagógico às escolas municipais”,

Romanelli destaca os números da educação infantil no Estado. De acordo com o Inep, o Paraná tem 382 mil alunos matriculados na educação infantil e 653,5 mil nos anos iniciais do ensino fundamental. São 8,7 mil escolas e 72,3 mil professores nas 399 cidades. “É uma nova forma de atuação do Estado em apoio a educação infantil nos municípios. Agora, as prefeituras devem aderir ao Educa Juntos para receber todo o material e o suporte previstos no programa”, disse o deputado.

O suporte se dará com oferta de formação continuada aos professores, materiais didáticos para alfabetização e disponibilização do Prova Paraná aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. “Os municípios não serão obrigados a aderir ao programa, mas o Estado estará à disposição para construir um projeto que crie uniformidade no ensino, desde a base até o ensino superior”, disse Ratinho Junior.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.