Partido Novo reúne lideranças em Curitiba e deve anunciar nome para a Prefeitura

Pedro Ribeiro


Alinhado às ideias do liberalismo econômico, o partido Novo, que vem se destacando no país pela formação profissional de cidadãos – sem carreira política – interessados em participar da vida política do país, marca encontro em Curitiba para traçar as metas de atuação no Paraná, começando pelo lançamento de um candidato à prefeitura da capital.

O presidente do partido Novo, empresário João Amoêdo, profere palestra neste sábado, em Curitiba, quando falará sobre eleições municipais para o próximo pleito. O encontro que marca a primeira reunião estadual do Novo terá início às 9horas no Buffet du Batel, quando haverá quatro palestras e um painel, tudo versando sobre as eleições municipais, onde o partido está selecionando, via empresa de caça talentos, um nome para disputar a Prefeitura de Curitiba.

Segundo a assessoria do Novo em Curitiba, este será mais do que um encontro para fortalecimento de alianças e uma oportunidade para debater junto à sociedade temas atuais e de interesse público, dentre eles a reforma da previdência. Além disso, a sigla se prepara para lançar candidatos tanto a prefeito quanto a vereador para as próximas eleições, em 2020. O processo seletivo para candidatos já está aberto para as cidades de Curitiba e Maringá e será detalhado no encontro, com o objetivo de atrair ainda mais nomes para o partido.

Processo seletivo

O Partido Novo visa identificar pessoas com potencial para a política, preferencialmente sem histórico no ramo. O objetivo é trazer novas opções para a importante parcela da população que se mostra descrente com a política brasileira. Por isso, o processo seletivo segue a lógica de seleção de executivos para empresas.

Uma empresa especializada em recrutamento e seleção de executivos fará parte do processo seletivo. Ao invés de focar na experiência política, o intuito do NOVO é selecionar além da competência executiva, por meio de valores e princípios que se alinhem ao que o partido propõe. A seleção visa também compreender o histórico profissional do candidato, com a análise de currículo e das iniciativas das quais ele(a) já fez parte.

Todos os aprovados no processo seletivo deverão assinar os termos de compromissos partidários e de atuação legislativa e deverão apresentar seus requerimentos de pré-candidaturas, em que se comprometem a reduzir impostos, reduzir a burocracia e mordomias da classe política e atuar de acordo com os valores e diretrizes do partido.

Pleito municipal

Dentre as bandeiras defendidas pelo Partido NOVO, está a revisão do Pacto Federativo, uma vez que o partido se posiciona em defesa da devolução dos poderes e decisões sobre políticas públicas aos estados e municípios. Para o NOVO, os recursos provenientes dos tributos devem ser utilizados localmente, cabendo ao ente federativo superior o mínimo de interferência.

“Nosso modelo de federação torna estados e municípios muito dependentes das decisões da União, o que gera morosidade e problemas de relacionamento, além de sobrecarregar o governo federal com cada vez mais atribuições. É mais produtivo debater e tomar decisões no local onde elas serão vivenciadas no dia a dia”, explica o Presidente do Diretório do Paraná, Antenor Demeterco Neto.

Por isso, dar um maior peso político aos municípios e estados é peça fundamental na consolidação do NOVO. E, para isso, o primeiro passo é tornar ainda mais conhecido o pioneiro processo seletivo do partido para candidatos. Entenda a seguir.

Como será o Encontro Estadual

A abertura do Encontro será realizada por Antenor Demeterco Neto, advogado e Presidente do Diretório do Paraná. Ele assumiu em maio a liderança da agremiação, sucedendo Ubiratan Vieira Guimarães, que assumiu a coordenação do Departamento de Apoio ao Candidato. O novo presidente estará à frente da articulação no estado do Paraná para o pleito de 2020. A expectativa é de que até 5 cidades tenham representantes já nas próximas eleições.

Em sequência à fala de Demeterco, será a vez de João Caetano Magalhães, Presidente do Diretório de Curitiba, apresentar as perspectivas para a capital paranaense.  Confira a agenda completa para a data:

09h00 – 10h00 – Credenciamento.

10h00 – 10h15 – Abertura: Antenor Demeterco Neto, Presidente do Diretório do Paraná.

10h15 – 10h30 – Apresentação do Evento: João Caetano Magalhães, Presidente do Diretório de Curitiba.

10h30 – 11h00 – A Nova Vereança. Mateus Simões, Vereador de Belo Horizonte.

11h00 – 11h30 – O NOVO e a Reforma da Previdência. Gilson Marques, Deputado Federal/SC.

11h30 – 13h30 – Almoço.

13h30 – 14h00 – O NOVO em Brasília. Marcel van Hatten, Deputado Federal/RS.

14h00 – 15h00 – Painel Eleições 2020.

Moderação: João Caetano Magalhães.

Estratégia do NOVO para 2020: Christian Lohbauer, Co-Fundador do NOVO e Candidato à Vice-Presidência da República em 2018.

Processo Seletivo: Ubiratan Vieira Guimarães, Coordenador do Departamento de Apoio ao Candidato.

15h00 – 15h30 – Coffee Break e Networking.

15h30 – 16h00 – O Futuro do NOVO. João Amoêdo, Presidente do Diretório Nacional e Candidato à Presidência da República em 2018.

16h00 – 16h15 – Encerramento.

 

 

 

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal