Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

Por que Jair Bolsonaro tem medo da CPI da Covid?

 É dúbia a tentativa do presidente Jair Bolsonaro ao pretender “melar” a CPI da Covid. O Presidente da Repúb..

Pedro Ribeiro - 13 de abril de 2021, 11:04

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

ANÚNCIO

É dúbia a tentativa do presidente Jair Bolsonaro ao pretender “melar” a CPI da Covid. O Presidente da República baixou ao nível de um senador, no caso, Jorge Cajuru, que não é flor que se cheire e não tem credibilidade para tão alta decisão e muito menos para receber uma ligação de Bolsonaro. Ele ganhou uma cadeira no Senado falando bobagens em rádio e TV.

Mas, por que, Bolsonaro está com tanto medo desta CPI se ele esbraveja pelos quatro cantos do País que está fazendo um excelente trabalho em relação à pandemia? Essa temeridade nos leva a crer que há sujeira embaixo do tapete e não necessariamente colocada ali pelo presidente, mas por seus assessores diretos e ministros. Estes, sim, tem que responder ou explicar.

Ao baixar o nível, tentando atrapalhar a CPI, Bolsonaro está dando margem para negociação com o chamado “centrão”, do qual já é refém. O presidente sabe que a moeda de troca é cara, mas nos parece que não tem outra saída a não ser a de que a CPI seja ampliada para Estados e Municípios, já que a decisão em relação a muitas ações do combate à pandemia estava a cargo deles.

ANÚNCIO

Mas é assim que funciona no Brasil. Tudo tem que ser negociado no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, porque não temos um parlamento e uma justiça decente. Enfim, quando, pelo voto, elegemos um presidente, são raras as vezes em que acertamos. Nessa, mais uma vez, parece que erramos.