Por que José Dirceu não está preso?

Pedro Ribeiro

dirceu josé

 

Com a palavra, os procuradores e responsáveis pela Operação Lava Jato

 

Onde andas José Dirceu e por que não está preso? Como diz o entrevistado, assustado, essa é uma pergunta difícil. Zé Dirceu, o fio condutor dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República é um facínora que acabou de conseguir um empreguinho no governo petista do Ceará, como conselheiro. Anda, por aí, com tornozeleira eletrônica, sem limites de perímetros. 

Zé Dirceu foi líder estudantil, guerrilheiro e acabou se refugiando no Paraná, na década de 70, na cidade de Cruzeiro do Oeste, onde ficou conhecido como “Pedro Caroço”. Depois que a poeira baixou, voltou para São Paulo e elegeu-se deputado estadual em 1986 e deputado federal em 1990, sendo novamente eleito para a câmara federal em 1998 e 2002.

Em janeiro de 2003, após tomar posse na Câmara dos Deputados, licenciou-se para assumir o cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, onde permaneceu até junho de 2005, quando deixou o governo federal acusado, de ser o mentor do escândalo do mensalão. Em dezembro do mesmo ano, teve o mandato de deputado federal cassado por quebra de decoro parlamentar. publicados após seu afastamento do governo.

Em 2012 foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal pelo crime de  corrupção ativa, sendo preso em novembro de 2013 e, quase um ano depois, liberado para cumprir o restante de sua pena em casa.

Em 3 de agosto de 2015, Dirceu voltou a ser preso, desta vez pela participação no esquema conhecido como petrolão. Em 18 de maio de 2016, Dirceu foi condenado a 23 anos e três meses de prisão por crimes de corrupção passiva, recebimento de vantagens indevidas e lavagem de dinheiro no esquema de corrupção descoberto na Petrobras pela Operação Lava. Em março de 2017, voltou a ser condenado na Operação Lava Jato a 11 anos e 8 meses de prisão. (com dados da Wikpédia).

À leitora da coluna Sintonia Fina, que pede sobre o paradeiro do facínora que anda, nos bastidores, articulando movimentos contra o governo de Jair Bolsonaro, repasso a pergunta para os procuradores que comandam a Operação Lava Jato: por que José Dirceu não está preso?

 

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal