Possiede, um coxa-branca seguro e vitorioso

Pedro Ribeiro



 

Sentado em uma confortável cadeira lá estava ele, perto de completar 90 anos de idade, uniformizado, como sempre, com a camisa do Coritiba e torcendo para que seu time do coração voltasse à elite do futebol brasileiro. Pela sua vibração e entusiasmo, o sonho se tornou realidade neste dia 30 de novembro de 2019, em mais um difícil jogo para o alviverde, desta vez em Salvador, na Bahia, contra o rubronegro baiano, o Vitória.

Na camisa coxa, a marca do Paraná Banco, uma das empresas do grupo em que fez parte quando dirigiu por muitos anos a Seguradora e criou o Seguro Garantia no Brasil.

Falo do meu amigo João Gilberto Possiede, ícone do seguro no Brasil, o qual tive a honra e o prazer em escrever sua biografia há cinco anos, mostrando, em livro, a trajetória do “Jango”, seu apelido de infância, um garoto pobre que vivia correndo atrás de uma bola nos campos e descampados do bairro do Cristo Rei, em Curitiba.

Aos 15 anos de idade assumiu a responsabilidade com o trabalho e nunca mais parou. No dia 10 de julho de 2015, ao completar 85 anos de idade, Possiede completava, também, 70 anos de trabalho ininterrupto na área de seguro e ficou conhecido, no país, como “O Homem Seguro”.

Entre suas iniciativas foi a de desenvolver uma apólice de seguro para uma girafa e o criador do Seguro Garantia.

Dono de uma memória invejável, João Gilberto Possiede é um jovem, cheio de vida e com vontade de viver. Um coxa-branca digno de ser homenageado por seus amigos da área do seguro e em especial pelos companheiros do Malutrom Master, onde sempre foi o presidente das excursões do time em várias excursões pela Europa.

O abraço dos amigos do Malutrom ao guerreiro coxa-branca.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.