PUCPR promove evento online e gratuito sobre a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental.

Pedro Ribeiro


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, anualmente centenas de milhares de pessoas tiram a própria vida. Apesar dos números serem alarmantes, segundo a própria Organização, os dados podem ser ainda maiores em decorrência da subnotificação. Segundo o psicólogo e Prof. Saulo Geber da PUCPR “O tema do suicídio se tornou ainda mais sensível desde o início da pandemia da COVID-19, pois vivemos momentos de perdas físicas, sociais e financeiras”.

Atento a esta realidade, a PUCPR realiza neste mês a campanha Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida que tem como objetivo conscientizar nossa comunidade acadêmica sobre esta temática tão. Para o ano de 2021, temos programado uma série de ações que terão como público estudantes, professores, colaboradores e comunidade externa, buscando, desta forma, dar visibilidade à um assunto ainda tabu, responsável pela morte de milhares de pessoas em todo o mundo.

Como ação de abertura da campanha desse ano, acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro, o II Simpósio Setembro Amarelo: Saúde Emocional e Valorização da Vida. O evento reunirá especialistas de diferentes áreas do conhecimento para discutir temas relacionados à prevenção do suicídio, promoção da saúde emocional e valorização da vida. O simpósio será gratuito, transmitido pelo YouTube e serão emitidas declarações de participação.

Segundo a Psicóloga Beatriz Vaz, uma das organizadoras da campanha. “Na PUCPR o Setembro Amarelo tem sido tratado por duas perspectivas principais. Uma primeira a partir do reconhecimento de que pessoas vivem situações de sofrimento psíquico, demandando momentos e espaços de acolhimento, cuidado e intervenção. Em uma segunda perspectiva, também se identifica a importância de tratarmos o tema em uma visão positiva de vida, da necessidade de buscarmos estabelecer laços saudáveis com a vida, através do encontro, troca, felicidade e harmonia”.

Vale também destacar que apesar de o mês de setembro darmos uma maior visibilidade ao tema da prevenção do suicídio, as ações de promoção da saúde emocional acontecem durante todo o ano na nossa instituição. É o que nos conta a Psicopedagoga Ana Michelotto, que atua no setor de apoio aos estudantes. “Estes temas são abordados através de ações de acolhimento, oficinas, rodas de conversa, capacitações e também encaminhamentos para redes externas de cuidado e atenção à saúde. Ações estas destinadas aos nossos estudantes, professores, colaboradores e público externo de nossa comunidade”.

Os interessados em participar do simpósio podem acessar a programação e se inscrever através do link: www.pucpr.br/setembroamarelo.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="788896" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]