Quando a irresponsabilidade estimula o medo e o pânico

Pedro Ribeiro

beto preto, secretário da saúde, crescimento desequilibrado, curva de contaminação, coronavírus, covid-19, pandemia, paraná

Apesar da situação ser delicada, com o aumento de casos e mortes pela Covid no Paraná, ainda tem gente espírito de porco brincando com a vida das pessoas. Talvez para atingir o secretário da Saúde, Beto Preto, recebemos uma “mensagem” que, supostamente, seria do próprio secretário, alertando a população para o pico da pandemia que seria nos próximos dias e que haveria dores e perdas.

Também lançaram vídeo onde aparece um policial civil retirando dinheiro do forro de uma casa, sinalizando que a residência seria de Beto Preto, o que foi imediatamente negado por sua assessoria.

Não que a mensagem tenha inverdades ou barbáries, mas não foi assinada por Beto Preto que, após a divulgação desta fake, determinou que sua assessoria emitisse uma nota oficial, esta assinada pela Secretaria de Estado da Saúde (veja a nota abaixo).

Também no início da noite desta quarta-feira, recebemos outra informação dando conta de que o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, adotaria o lockdown na segunda-feira. Conversamos com sua assessoria que negou tal medida.

O Paraná, como vem alertando o secretário há mais de 20 dias, passaria por momentos difíceis com a chegada do inverno, estação mais propícia para a proliferação do vírus. Durante todo este período tem dito que existem três remédios importantes para salvar vidas: isolamento familiar, distanciamento social e higiene com álcool em gel.

O Paraná Portal, que vem acompanhando diariamente a evolução da Covid-19, vem contribuindo, também, no sentido de alertar a população para os riscos do número de infectados e óbitos.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também não tem medido esforços para evitar que a capital passe da bandeira laranja para vermelha, o que seria um desastre. Greca Tem enfrentado setores do comércio e de serviços que defendem a abertura das portas da cidade, mas vem fazendo a lição de casa, de gestor responsável, que segue à risca os protocolos das entidades sanitárias.

Acompanhe toda a cobertura diária sobre o coronavírus e a Covid-19 acessando as páginas do Paraná Portal.

Nota de Esclarecimento

Publicado por Secretaria de Estado da Saúde do Paraná em Quarta-feira, 17 de junho de 2020

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal