Radio Cidade é sintonizada na Finlândia

Pedro Ribeiro


 

Milagres das ondas e do rádio

A equipe da Rádio Cidade AM 670, do grupo JMalucelli Comunicações, foi surpreendida nesta quarta-feira com um email assinado pelo cientista florestal de Helsink, Finlândia, Jyrki Hytonem (62), um estudioso de rádio. “Eu experimentei um milagre das ondas de rádio ao sintonizar em 670 KHZ e gostaria de saber se é a Rádio Cidade de Curitiba, pois este é um  milagre das ondas de rádio”.

Em resposta ao finlandês, a equipe da Rádio Cidade, comandada pelo ex-deputado federal, João Arruda, disse que se trata da emissora paranaense que mais vem crescendo e que todos estavam felizes pelo acontecimento e que isto servia de incentivo ao trabalho de todos.

O Paraná Portal conversou com o engenheiro da TV Maringá, Robson de Oliveira, que confirmou a existência dessa remota possibilidade. Disse que a Rádio Cidade é de ondas médias e que as ondas do rádio se propagam pelo chão que as jogam para atmosfera, transformando em ondas de rádio na Ionosfera (300 km acima da terra).

Ele explica que, geralmente no inverno, a onda bate e rebate várias vezes no caso específico do mar da Finlândia e pode ocorrer que alguém, neste momento, sintonize e peggue. “É muito raro, um milagre, mas acontece”, disse.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal