Ratinho Junior quer mostrar o “Paraná que Alimenta o Mundo”

Pedro Ribeiro


O governador Ratinho Junior quer mostrar o potencial do Estado do Paraná ao mundo, através de uma série de reportagens que saem de pequenas, médias e  grandes cidades do interior, principalmente do agronegócio.

 

Pandemia e pedágio à parte, o Governo do Paraná, através da sua Agência Estadual de Notícia (AEN) vai lançar, ainda este mês, uma série de reportagens sobre os avanços do Paraná na produção de proteínas, grãos, hortaliças, frutas, produtos florestais, entre outros. Tem como título, “O Paraná que Alimenta o Mundo”.

“O mundo, no futuro, vai precisar cada vez mais de comida e o Paraná pode se destacar nesse cenário, já que ninguém produz em quantidade e em variedade como o nosso estado”, observa o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Nossa vocação é produzir alimentos. Além disso, o Paraná é amigo do produtor rural”, pontua..

Este trabalho, segundo a AEN, passará pela liderança nacional em itens essenciais para a mesa do brasileiro, como o feijão, o frango e a tilápia, até chegar ao pequeno agricultor e o cultivo familiar. Mostrará como plantar e colher o alimento faz toda a diferença na vida de uma família, de um município, de uma região e, claro, do Paraná.

Repórteres mostrarão as peculiaridades que dão diversidade ao agronegócio paranaense. Sempre com uma equipe in loco, mostrarão os motivos que fazem da pequena Antônio Olinto, no Sul do Estado, se destacar na produção de Kiwi. Como o amendoim mexe com a economia de São João do Caiuá, no Noroeste. Ou o famoso pepino de Cidade Gaúcha, na mesma região. As uvas de Bituruna, no Sul, serão as primeiras a serem retratadas, nesta quinta-feira (25).

O levantamento que deu origem à série foi feito com base nos dados fornecidos pelo Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Levou em consideração o relatório final do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2019 – os números de 2020 estão em fase final de contabilização.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal