Sintonia Fina
Compartilhar

Redução do desemprego mostra vitalidade do Paraná

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 30, a redução do desemprego no Paraná. A taxa ficou ..

Pedro Ribeiro - 01 de dezembro de 2021, 11:12

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 30, a redução do desemprego no Paraná. A taxa ficou em 8% no trimestre encerrado em setembro, bem abaixo da média nacional, que foi de 12,6%. “A redução da taxa de desemprego reflete a vitalidade da economia do Paraná”, disse ao considerar ainda que o índice é igual ao do primeiro trimestre de 2020, no início da pandemia.

ANÚNCIO

Na avaliação de Romanelli, além da força e da diversidade econômica, a queda do desemprego no Paraná também acontece pela excelência do plano estadual de vacinação. “A vacina salva vidas e salva empregos. Esta pesquisa comprova esta tese”, disse. “Infelizmente o governo federal demorou muito para fornecer as vacinas, que poderiam ter começado a ser aplicadas no final do ano passado”.

PNAD Contínua

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o indicador de desemprego no Paraná teve queda de 2,5 pontos percentuais no terceiro trimestre de 2021, entre julho e setembro, em relação ao período imediatamente anterior.

ANÚNCIO

O nível de ocupação - pessoas em idade de trabalhar que estão no mercado de trabalho -, a média geral do Paraná chegou a 59,9% no terceiro trimestre deste ano. Houve crescimento de 2,2 pontos percentuais sobre o trimestre anterior e de 3,9 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2020. A média nacional é de 54,1%.