Região Noroeste define ações para maior segurança

Pedro Ribeiro


Consórcio formado por 12 cidades que margeiam a área de proteção ambiental federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, localizadas na desembocadura dos rios Paranapanema e Ivaí no extremo noroeste do Paraná, busca solução para os problemas de segurança na região.

“As cidades desta região precisam de uma forte presença das forças policiais, por suas próprias características, e de um plano de desenvolvimento econômico que contemplem a proteção da natureza com atividades sustentáveis”, disse o deputado Luiz Cláudio Romanelli, que participou de reunião com prefeitos e o secretário de segurança nesta quinta-feira, em Loanda.

O prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo e presidente do Comafen, Fran Boni (PSD), afirmou que várias demandas foram tratadas, entre elas o aumento do efetivo da Polícia Militar, e que serão avaliadas pela Secretaria de Segurança. “Temos a garantia e o empenho do secretário coronel Marinho e do deputado Romanelli a garantia para atender os pedidos que tratam desde o aumento do efetivo a instalação de uma escola de formação de soldados da PM”, disse o presidente do Comafen.

Romanelli disse que a região já busca soluções de forma conjunta para diminuir ainda mais os índices de criminalidade no noroeste do Paraná. “A Secretaria de Segurança vai buscar alternativas para atender às demandas da região, sobretudo no aumento do efetivo, para que as cidades que compõem o Comafen tenham segurança ampliada e melhorada”, disse.

Além da escola de soldados da Polícia Militar em Loanda, outro pedido dos prefeitos é quanto a instalação de uma unidade do IML (Instituto de Medicina Legal) também em Loanda para agilizar o atendimento na região. “Este encontro serviu para avançarmos nos investimentos em segurança pública na região, com a atenção especial voltada ao noroeste, para que a criminalidade e a violência sejam cada vez menores”, avalia o prefeito de Loanda, José Maria Fernandes (Pros).

Integram o Comafen as cidades de Diamante do Norte, Santa Isabel do Ivaí, Porto Rico, Santa Mônica, Santa Cruz de Monte Castelo, Querência do Norte, Nova Londrina, Marilena, Planaltina do Paraná, Itaúna do Sul e São Pedro do Paraná.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="781511" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]