Retomada passa pela criação de empregos em áreas vitais da economia

Pedro Ribeiro


 

Mesmo com o excelente desempenho do agronegócio paranaense que registrou mais de 87 mil novos empregos neste primeiro quadrimestre do ano, aliado ao crescimento da indústria, ainda “precisamos reverter o triste quadro do desemprego no país que teve um aumento de 25% devido à crise provocada pela pandemia do coronavírus”, disse nesta sexta-feira, 18, o deputado Luiz Cláudio Romanelli ao observar os dados estatísticos sobre emprego e renda divulgados pelo IBGE.

Segundo estudo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do primeiro trimestre de 2021, três em cada dez lares brasileiros viviam sem nenhuma renda obtida através do trabalho. Com a crise pandêmica, a proporção de domicílios sem nenhuma renda de trabalho saltou de 25,09% no primeiro trimestre de 2020 para 31,56% no segundo trimestre.

O deputado entende que a recuperação do nível de ocupação entre as famílias de renda mais baixa a níveis anteriores à pandemia deve ser prioridade nas ações do governo federal passando pela abertura de postos de trabalhos em setores como a construção civil e de serviços.

Postos de tranalho – No Paraná, argumenta Romanelli, o governador Ratinho Junior vem ampliando os investimentos na área da infraestrutura, o que gera renda e emprego. Soma-se a isso, as novas empresas que estão se instalando no Estado e a participação da Itaipu Binacional em empreendimentos e obras na região Oeste.

No total, o Paraná gerou 87.804 novos postos de trabalho. Na indústria, a fabricação de produtos alimentícios gerou 3.624 novos empregos, atrás apenas da confecção de artigos do vestuário, este gerou 4.421 novos empregos.

Os empregos no agronegócio incluem os empregos na agroindústria, no comércio atacadista de alimentos e transporte. A agropecuária paranaense gerou no primeiro quadrimestre 3.838 novos postos de trabalho. Os setores que mais geraram foram: produção florestal 923 novos postos; cultivo de cana-de-açúcar 837 e atividades de apoio à agricultura, 948.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="770811" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]