Pedro Ribeiro
(Foto: divulgação)

Uma exposição multimídia reunindo fatos históricos das últimas sete décadas marcará, nesta semana, os 74 anos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

“Nosso objetivo é demonstrar aos paranaenses o trabalho e a importância dessa instituição que temos a honra de servir e que se tornou referência nacional no controle externo do gasto público”, afirma o presidente, conselheiro Fabio Camargo. O TCE-PR foi fundado em 2 de junho de 1947.

O evento comemorativo noturno será aberto ao público nos dias 24 (quinta) e 25 de junho (sexta-feira), das 18h30 às 22 horas. Devido à pandemia da Covid-19 e à necessidade de manutenção do distanciamento social rigoroso, a exposição ocorrerá no sistema drive-in, no estacionamento do Tribunal, localizado no Centro Cívico, em Curitiba.

Os jornalistas poderão conhecer a exposição nesta quarta-feira (23), a partir das 18h30. A primeira noite é reservada a convidados, membros e servidores do Tribunal, ativos e aposentados, e seus familiares.

A iniciativa do TCE-PR contribui para amenizar a carência de eventos culturais gratuitos nesse difícil período de pandemia. Todo o custo do evento está sendo bancado por patrocinadores.

Atrações

A exposição é composta por um circuito de 300 metros, a ser percorrido durante aproximadamente cinco minutos. Em seus veículos, os visitantes entrarão em um total de sete tendas de 3×3 metros. Em cada uma delas será contada, em som e imagens, a história de uma década de existência do TCE-PR.  Uma tenda de 10×10 metros e um painel de LED de 9×3 metros completam o ambiente.

Elementos – como carros e objetos antigos, registro de fatos e fotos históricas desde 1947 – também compõem o cenário. Atores em trajes de época recepcionarão os visitantes no pórtico de acesso à exposição e nas tendas temáticas.

Os visitantes também receberão panfleto com um código QR, por meio do qual acessarão, via celular, mais informações sobre as atrações do evento.

A comemoração dos 74 anos do Tribunal, além de nostálgica, terá um cunho solidário, com arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos para doação. Os produtos serão coletados no início do percurso.