Romanelli pede informações sobre cronograma de entregas de vacinas

Pedro Ribeiro


O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) protocolou nesta terça-feira (23) um pedido de informações sobre o cronograma de entrega das vacinas Coronavac (Butantã) e Astrazeneca (FioCruz). Romanelli solicitou à Secretaria da Saúde o detalhamento das quantidades e prazos das entregas previstas para os meses de Março, Abril e Maio.

“A vacinação é a forma mais segura de se proteger e de conter a disseminação da doença, reduzindo a hospitalização e desafogando o sistema público de saúde, que encontra-se em colapso”, afirma Romanelli. “A vacinação em massa é essencial para retomarmos a normalidade da atividade econômica no país”, acrescenta.

LOTES – Nesta segunda-feira, a Secretaria da Saúde enviou mais 369.650 doses de vacinas às 22 Regionais do Paraná. Foi a nona remessa recebida pelo Paraná do Ministério da Saúde totalizando 1.500.450 doses.

Com a distribuição, o Paraná inaugurou a vacinação de mais dois grupos prioritários: idosos de 70 a 74 anos e comunidades quilombolas. São 264.910 doses destinadas à nova faixa etária dos idosos, correspondendo a 78,87% da população do grupo no Estado; e 6.250 destinadas às comunidades quilombolas, representando 63,1% do total do grupo.

Além disso, o Paraná segue imunizando os grupos de profissionais da saúde (que recebem mais 11.850 doses) e idosos de 75 a 79 anos, com 86.640 doses.

De acordo com informações da Secretaria da Saúde, a expectativa é vacinar os idosos acima de 60 anos em Abril, e finalizar a imunização dos grupos prioritários até Maio. São 21 grupos prioritários, o que representa 4 milhões de paranaenses.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal