Colunas
Rosângela Moro, dos EUA, amplia ações em defesa de doenças raras

Rosângela Moro, dos EUA, amplia ações em defesa de doenças raras

Dos Estados Unidos, onde está passando uma temporada com a família, a advogada Rosângela Moro, esposa do ex-ministro da ..

Pedro Ribeiro - terça-feira, 19 de janeiro de 2021 - 21:30

Dos Estados Unidos, onde está passando uma temporada com a família, a advogada Rosângela Moro, esposa do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, participou nesta terça-feira de uma webnar ao lado da também advogada, Sandra Comodaro e das executivas paulistas integrantes da Lide Mulher Nacional, Nadir Moreno e Célia Pompéia, iniciando os trabalhos de debates de 2021.

Doenças raras e “Os Dias Mais Intensos”, tema de seu livro que conta a trajetória de Moro no governo Bolsonaro , foram a tônica da conferência que também discutiu o papel da mulher na política.

Rosângela disse que, embora na América, continua trabalhando como advogada. O ex-ministro é sócio da Alvarez & Marsal Consultoria. No Paraná, a advogada se dedica, como voluntária, a atuar com ações relacionadas à doenças raras junto às Apaes. Seu livro está sendo bem aceito, pontuou.

Sandra Comodaro, que está brindo escritório em Curitiba, depois de ter deixado a Nelson Willians Advogados & Associados, explicou que a Lide Mulher Nacional inicia os debates de 2021 com o objetivo de expor livremente pontos de vistas diversos da mulher na política e nada vida pessoal. “Compartilhamos ideias que nos levam ao crescimento e nossa participação na vida pública e privada da nação”, disse.

Mulher na Política

A diretora-executiva do Grupo Dória, Célia Pompéia, que também participou da webnar destacou o papel da mulher na política, classificando-o de protagonismo. “A mulher deve estar onde quiser estar. Na política, ela tem a mesma importância que em outras esferas e setores. Nós devemos estar presentes e atuantes na sociedade como um todo. Acredito que a diversidade é fundamental, assim como a defesa constante da representatividade”.

Embora ainda com presença tímida, a participação da mulher na política vem crescendo como candidatas a cargos legislativos e executivo, o que fortalece a democracia e da corpo na luta pelos direitos no contexto global.

Em relação à atual política brasileira e a atuação do governo federal, Sandra Comodaro disse que prefere olhar para a frente. “Espera-se que o governo consiga corrigir os rumos nos dois anos que ainda lhe restam pois, caso contrário, o Brasil poderá estar entrando em uma nova década perdida em termos de economia”.

Para Célia Pompéia, é preciso focar em planejamento e ação. Temos pressa, mas não devemos atropelar etapas. O Brasil precisa encontrar o caminho para uma recuperação econômica rápida que promova a geração de empregos, melhorias na questão social e, claro, respeito ao meio ambiente. Nesta linha, acredito que as reformas estruturantes possam ajudar,. O Brasil precisa investir em inovação e melhorar a sua competitividade. São condições essenciais para avançarmos”.

Compartilhe