Sanepar, o grande teste de compliance do governo

Pedro Ribeiro


 

A Sanepar foi corajosa em lançar o “canal de denúncias”, através do número 0800-5803756. Falta agora a empresa combinar com o Procon, também do governo, como vão tratar a enxurrada de denúncias que vão aparecer contra a empresa em todos os cantos do Estado. As reclamações tomam conta de praticamente todos os municípios onde a companhia atua.

O primeiro torpedo vem da “República de Pato Branco”, da qual o governador Ratinho Junior faz reverência: o deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) fez uso da tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, na tarde dessa segunda-feira (10), para cobrar providências urgentes por parte da Sanepar sobre os constantes registros de falta de água no município de Pato Branco e cidades da região do Sudoeste do Estado.

Não dá mais para o consumidor sofrer, justamente nos finais de semana, oportunidade de lazer e descanso junto à família. Nós precisamos de uma resposta definitiva e esclarecedora, a fim de que esse problema possa ser resolvido”, reclama Guerra.

Reclamações contra a Sanepar deverão entupir os caninhos do Procon e provocar urticária no secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva (região de Pato Branco).

Segundo a companhia, as denúncias serão recebidas em relação a condutas inadequadas dos empregados e de fornecedores. O lançamento deste canal faz parte da governança corporativa e das práticas de Compliance adotadas pela Sanepar, que segue normas e procedimentos criados para prevenção, detecção, monitoramento e resposta a todos os atos lesivos previstos na legislação, em especial no que diz respeito à Lei Anticorrupção. 

É um grande desafio fazer gestão em uma empresa de economia mista com mais de 7 mil empregados, atuando em 346 municípios. Temos alcançado eficiência na gestão e excelentes resultados. Somos exemplo para o país e motivo de orgulho para o povo do Paraná e seguiremos assim, de acordo com o que entendemos como conduta ética e íntegra”, disse o diretor-presidente, Claudio Stabile.

 

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.